domingo, 25 de fevereiro de 2018

"La mer" de Charles Trenet - 1943

Outro grande artista contemporâneo de Saint-Exupéry foi Charles Trenet (Narbona18 de Maio de 1913 – Créteil19 de Fevereiro de 2001)
"Quem veio ao meu show está dispensado de ir a meu enterro", disse Charles Trenet, pouco antes de morrer em sua última apresentação na sala Pleyel (Paris, abril de 2000).

Vítima de preconceito por assumir abertamente a sua homossexualidade e obrigado a provar que não era judeu na França ocupada pelos alemães, Trenet produziu uma série de hits.
Um deles - Douce France - virou hino da Resistência, durante a ocupação nazista.

Cantor, compositor, letrista de cerca de mil canções, artista plástico, poeta e escritor, revolucionou a música francesa nos anos 40 com versos inspirados e estética semelhante aos poemas de Paul Éluard e Jacques Prévert. Por sua vez, influenciou compositores e intérpretes que lhe sucederam, como Charles AznavourJacques Brel e Georges Brassens.

La Mer (O Mar, em português) é uma canção célebre composta e interpretada originalmente pelo cantor e compositor .

Trenet escreveu a letra dessa canção em um trem em 1943 enquanto viajava pela costa mediterrânea francesa voltando de Paris para Narbona. Supostamente a composicão demorou 10 minutos para ser finalizada, em papel higiênico fornecido pela SNCF (Rede Ferroviária Francesa). Leo Chauliac ajudou na composição da melodia. E foi originalmente publicado por Raoul Breton. Apenas em 1946 que Charles Trenet gravou a música. (tradução livre do verbete "La Mer (song)" da Wikipedia em inglês)

A canção possui mais de 400 versões nas mais diversas línguas. Uma das principais adaptações é a de Jack Lawrence, intitulada, na língua inglesa, de Beyond the Sea, interpretada notadamente por Bobby Darin em 1960.

La Mer já foi utilizada como trilha sonora de diversos filmes e já foi citada (e interpretada) no seriado Lost, no 12º episódio da primeira temporada, intitulado Whatever the Case May Be.

Em 2007, o filme As Férias de Mr. Bean, protagonizado por Rowan Atkinson como Mr. Bean, destaca a música em seu encerramento. Também em 2007 é utilizada na banda sonora do filme Le Scaphandre et le Papillon. No final do filme O Espião que sabia demais é executada a versão de Julio Iglesias.

Você ouve no vídeo o próprio Trenet interpretando a canção, com a tradução em português na tela.

Leia abaixo a letra em francês para acompanhar

La mer
Qu'on voit danser le long des golfes clairs
A des reflets d'argent
La mer
Des reflets changeants
Sous la pluie


La mer
Au ciel d'été confond
Ses blancs moutons
Avec les anges si purs
La mer bergère d'azur
Infinie


Voyez
Près des étangs
Ces grands roseaux mouillés
Voyez
Ces oiseaux blancs
Et ces maisons rouillées


La mer
Les a bercés
Le long des golfes clairs
Et d'une chanson d'amour
La mer
A bercé mon coeur pour la vie



Nenhum comentário:

Postar um comentário