terça-feira, 14 de março de 2017

Yves Montand - Les Feuilles Mortes (As Folhas Mortas)


Les Feuilles Mortes
Oh je voudrais tant que tu te souviennes
Des jours heureux ou nous étions amis
En ce temps là, la vie était plus belle
Et le soleil plus brûlant qu'aujourd'hui

Les feuilles mortes se ramassent à la pelle
Tu vois je n'ai pas oublié
Les feuilles mortes se ramassent à la pelle
Les souvenirs et les regrets aussi

Et le vent du nord les emportent
Dans la nuit froide de l'oubli
Tu vois, je n'ai pas oublié
La chanson que tu me chantais

C'est une chanson, qui nous ressemble
Toi tu m'aimais, et je t'aimais
Et nous vivions, tous deux ensemble
Toi qui m'aimait, moi qui t'aimais

Mais la vie sépare ceux qui s'aiment
Tout doucement sans faire de bruit
Et la mer efface sur le sable
Le pas des amants désunis

C'est une chanson, qui nous ressemble
Toi tu m'aimais
Et je t'aimais
Et nous vivions, tous deux ensemble

Toi qui m'aimait, moi qui t'aimais
Mais la vie sépare ceux qui s'aime
Tout doucement sans faire de bruit
Et la mer efface sur le sable
Le pas des amants désunis

TRADUÇÃO

Les Feuilles Mortes
Oh eu tanto quero que você se lembre
feliz dia e éramos amigos
Naquela época, a vida era bela
E o sol mais ardente que hoje

As folhas mortas coletadas com a pá
Você vê que eu não esqueci
As folhas mortas coletadas com a pá
As lembranças e os arrependimentos

E o vento norte carregá-los
Na noite fria do esquecimento
Você vê, eu não esqueci
A música que você cantou comigo

Esta é uma música que nós gostamos
Você, você me amou e eu te amei
E nós vivemos os dois juntos
Você que me amava, eu que te amei

Mas a vida separa aqueles que amam
Lentamente calmamente
E as apaga do mar na areia
não separados amantes

Esta é uma música que nós gostamos
Você que me amava
E eu te amei
E nós vivemos os dois juntos

Você que me amava, eu que te amei
Mas a vida separa aqueles que o amam
Lentamente calmamente
E as apaga do mar na areia
não separados amantes

Yves Montand

Ivo Livi, mais conhecido como Yves Montand (Monsummano Terme, 13 de outubro de 1921  Senlis, Oise, 9 de novembro de 1991), foi um ator e cantor italiano naturalizado francês.
Seu nome de batismo era Ivo Livi e embora nascido na Itália, ele foi o ator que melhor encarnou o mito do homem francês. Considerado menos bonito que Alain Delon mas mais simpático e carismático, Montand provou que além de um ótimo cantor era também um bom ator.
Comunista inicialmente e depois defensor da liberdade e contra qualquer ditadura, Montand foi parceiro constante do diretor Costa-Gavras com quem fez cinco filmes, entre eles "Z", "Estado de Sítio" e "A Confissão".
Estreou como ator em 1946 com o diretor Marcel Carné no filme "As Portas da Noite", mas se destacou também em "O Salário do Medo" de Henri-Georges Clouzot em 1952; "Adorável Pecadora" ao lado de Marilyn Monroe de 1960; "Paris Está em Chamas" de René Clement em 1966 e "Viver por Viver" de Claude Lelouch em 1967.
Foi casado por 30 anos com a atriz Simone Signoret até a morte dela em 1985, mas teve romances célebres com a cantoraEdith Piaf no final dos anos 40 e com Marilyn Monroe.

Em 1982, apresentou-se no Teatro Municipal de São Paulo com um espetáculo de canções francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário