domingo, 13 de novembro de 2016

Conheça o projeto de publicação do livro

Participe do projeto para publicar “Cidadela”, a Obra Prima de Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe.
Basta clicar no link abaixo.
Essa é a primeira tradução feita no Brasil da versão integral, publicada em 1959 pela Gallimard.

A HISTÓRIA DO LIVRO
A 31 de julho de 1944, precisamente às 8:30 da manhã, Antoine de Saint-Exupéry decolou da base aérea aliada de Borgo, na Córsega, pilotando um bombardeiro P-38 Lightning de dois motores. Estava com 44 anos, bem além da idade limite permitida para um piloto de guerra. Mas Saint-Exupéry insistia em participar da libertação de sua pátria do domínio nazista.
Era uma missão de reconhecimento, e ele deveria estar de volta às 12:30. O tempo passou, e o escritor/piloto não voltou. Como só tinha combustível para seis horas de voo, foi considerado abatido por volta de 19 horas. Seu corpo nunca foi encontrado.
O autor do Pequeno Príncipe e de vários outros romances autobiográficos estava trabalhando nessa que seria sua última obra desde 1936. Em 1944, quando faleceu, ainda não havia concluído a revisão detalhada da obra. Todas as noites, em seu pequeno quarto na base aérea, ditava para um gravador alguns trechos, que na manhã seguinte uma secretária iria passar para o papel.
A OBRA
A alguns amigos, Saint-Exupéry dizia que essa era sua Obra Póstuma, a outros dizia que estava “escrevendo um poema”. Em 1943 contava com 913 páginas datilografadas. Durante seus voos, sempre levava um “cahier” - um caderno de notas, onde escrevia suas ideias, suas histórias e sobre filosofia.
Após sua morte, a editora Gallimard reuniu um pequeno grupo de seus mais íntimos, para compilar, reunir e editar os rascunhos. Apenas em 1959 esse trabalho ficou concluído, e foi lançada uma versão integral da obra, com 450 páginas. Mais tarde, a própria Gallimard lançou uma versão mais resumida, com muitos cortes, e apenas 250 páginas.
A tradução da versão original de 1959 está sendo lançada pela primeira vez no Brasil, em um trabalho cuidadoso e que respeita o estilo e a alma poética do autor. Em todo o mundo, só existe uma outra tradução, feita para o alemão, dessa versão completa.
APOIE O PROJETO
Todos os dias irei postar nessa página um trecho do livro, para você degustar.
Se você gostar, além de fazer uma contribuição para o lançamento em livrarias de todo o Brasil, avise seus amigos, seus colegas, curta e compartilhe no Facebook, no Twitter, no Instagram, no e-mail.
COMO FUNCIONA?
O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma espécie de “vaquinha virtual”, onde as pessoas interessadas podem ajudar financeiramente o projeto em troca de recompensas. Tudo com a satisfação de apoiar um projeto de seu interesse e se tornar um mecenas da cultura. Se a meta estipulada for atingida, o projeto recebe o dinheiro arrecadado para viabilizar a ideia. Caso contrário, aqueles que contribuíram recebem, na íntegra, o valor de volta. Não há risco de qualquer um dos lados sair perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário