terça-feira, 29 de novembro de 2016

Por isso é meu desejo que eles armem solidamente as vigas-mestras do navio

Por isso é meu desejo que eles armem solidamente as vigas-mestras do navio. Construção de homens. Pois em volta do navio, o que há é a natureza insensível, caótica ainda e poderosa. Corre o risco de abusar do repouso aquele que esquece o poder do mar.

Eles julgam absoluta em si própria a morada que lhes foi dada. A evidência se torna mais clara quando é demonstrada. Quando se vive no navio, deixa-se de ver o mar. Ou, quando se avista o mar, este é apenas um ornamento do navio. Tal é o poder do espírito. O mar lhe parece feito para aguentar o navio.

Mas ele se engana. Um escultor, através da pedra, lhe mostrou um rosto. Mas outro teria mostrado outro rosto. E já pudeste ver isso nas constelações: Aquela lá é um cisne. Mas outro poderia te ter mostrado uma mulher deitada. Chega tarde demais. Não fugiremos jamais do cisne. O cisne inventado se apoderou de nós.

Mas se, por engano, o consideramos absoluto, descuidamos de protegê-lo. Sei bem por onde me ameaça o insensato. E o malabarista. Aquele que modela rostos com a destreza dos seus dedos. Os que assistem à exibição perdem o sentido do que é sua propriedade. Por isso o mando prender e esquartejar. Mas claro que não é por causa de meus juristas me dizerem que ele está errado. Ele não está errado. Mas também não está certo, e além disso lhe recuso o direito de se achar mais inteligente, mais justo do que os meus juristas. Porque propõe também como absolutas suas novas figuras efêmeras e brilhantes, nascidas de suas mãos, mas às quais faltam o peso, o tempo, a cadeia antiga das religiões. Sua estrutura ainda não se formou. A minha, já. E é por isso que condeno o malabarista e salvo assim o meu povo de apodrecer.

Porque aquele que deixa de prestar atenção e ignora que mora num navio já está antecipadamente como desmantelado e em breve há de ver o mar rebentar e a vaga lavar seus jogos imbecis.

Trecho de hoje do livro "Cidadela" de Antoine de Saint-Exupéry. Junte-se a mais de 70 apoiadores que já levantaram mais de 4.800 Reais, e contribua hoje para o financiamento da edição em papel. 
Para se tornar um apoiador e conhecer mais sobre o livro, o autor, o projeto, a relação de Saint-Exupéry com o Brasil e com Florianópolis, basta clicar no link abaixo.
https://www.catarse.me/cidadela




Nenhum comentário:

Postar um comentário