quarta-feira, 21 de junho de 2017

Sidney Bechet

Sidney Bechet (14 de maio de 1897 - 14 de maio de 1959) foi umamericanosaxofonista, clarinetista e compositor . Foi um dos primeiros solistas importantes no jazz (gravou em estúdio alguns meses antes dotrombonista e trompetista Louis Armstrong e posteriormente tocando em duetos com ele. 

            Foi talvez o primeiro saxofonista de jazz notável. Sua estilo caracteriza-se por execução vigorosa, improvisações bem construídas, e um vibrato ampla típico dele. O temperamento errático de Bechet acabouprejudicando sua carreira, no entanto, e somente no final dos anos 1940 ele começou a ganhar grande reconhecimento.

            Bechet nasceu em New Orleans em 1897 em uma família negra de classe média “creole” (de descendência francesa). Seu irmão mais velho Leonard Victor Bechet (1877-1952) foi dentista em tempo integral e um trombonista em tempo parcial e bandleader. Sidney rapidamente aprendeu a tocar vários instrumentos musicais que encontrava pela casa, e aprendia sozinho a tocar; logo decidiu especializar-se em clarinete.Comseis anos, começou a tocar na banda de seu irmão em uma festa de aniversário da família, estreando seu talentos sob aclamação de todos. Mais tarde, na juventude, Bechet estudou com clarinetistas “creoles” de renome como Lorenzo Tio , "Big Eye" Louis Nelson Delisle , e George Baquet . 

            Logo depois, Bechet começou a tocar em muitos grupos de Nova Orleans, usando as técnicas de improvisação da época ( Obbligato, com escalas e arpejos , e variando a melodia). Se apresentou em desfiles com a célebre banda de metais de Freddie Keppard, a Orquestra de Olympia , e com John Robichauxna"Orquestra De Dança Romântica”. Em 1911-1912, Bechet tocoucom Bunk Johnson na Banda Águia de New Orleans, e em 1913-14, com King Oliver na Banda Olympia

            Bechet passou sua infância e adolescência em Nova Orleans, mas em 1914-1917 fez umaturnê e viajou paraChicagofrequentemente se unindo a Freddie Keppard. Na primavera de 1919, Bechet viajou para Nova York , onde se juntou à Syncopated Orchestrade Will Marion Cook. Logo depois, a orquestra viajou para a Europa; quase imediatamente após a chegada, se apresentaram no Royal Philharmonic Hall em Londres . O grupo foi recebido calorosamente, e Bechet tornou-seespecialmente popular, atraindo a atenção com seu enorme talento. 


            Enquanto em Londres, Bechet descobriu o saxofone soprano reto, e rapidamente desenvolveu um estilo bastante diferente de seutom adotado com o clarinete. Seu som de saxofone poderia ser descrito como emocional, gracioso, e amplo. Ele usava frequentemente um vibrato muito amplo, comum entre algumas clarinetistas de New Orleans na época.

            Bechet foi condenado por agredir uma mulher e ficou preso em Londres de 13 a 26 de setembro de 1922. Foi deportado para os Estados Unidos, deixando Southampton em 3 de novembro e chegando em Nova York, em 13 novembro de 1922.

            Em 30 de julho de 1923 começou a gravar; e alguns dos seus primeiros trabalhos em estúdio sobrevivem. A primeira sessão foi conduzida por Clarence Williams , um pianista e compositor, mais conhecido na época por sua edição de partituras e produção de gravações. Bechet gravou "Wild Cat Blues" e "Kansas City Man Blues". Em 15 de setembro de 1925, Bechet e outros membros da Revue Nègre , incluindo Josephine Baker , partiram para a Europa, chegando em Cherbourg, França , em 22 de setembro. O showabriu no Théâtre des Champs-Élysées ,  Paris, em 2 de outubro. Bechet excursionou pela Europa com várias bandas, chegando até a Rússia em meados de 1926. Em 1928, ele conduziu sua própria pequena banda no Clube do famoso Bricktop em Montmartre , Paris.

            Bechet foi preso  por 11 meses em Paris, quando uma mulher na rua foi ferida durante um tiroteio.  A versão mais comum da história, como relatada no documentário de Ken Burns, “Jazz” , é que o tiroteio começou quando um outro músico e produtor disse a Bechet que ele estava tocando o acorde errado. Bechet desafiou o homem para um duelo e disse: "Sidney Bechet nunca toca o acorde errado." 

            Após a sua libertação, Bechet foi deportado para Nova York, chegando logo após o crash de 1929 no mercado de ações. Ingressou na orquestra deNoble Sissle, que viajou para a Europa para uma turnê na Alemanha e na Rússia.



            Em 1932, Bechet retornou a Nova York para liderar uma banda com o trompetista Tommy Ladnier . A banda, composta por seis membros, tocava no Savoy Ballroom . Passou a tocar com Lorenzo Tio e também ficou conhecendoRoy Eldridge , outro trompetista. 

            Ao longo do tempo Bechet vinha encontrando cada vez maisdificuldades em ser contratado parashows de música. Eventualmente começou uma alfaiataria com Ladnier. Durante este tempo, recebiamvisitas de vários outros músicos e tocavam na parte de trás da loja. Na década de 1940, Bechet tocou em várias bandas, mas a sua situação financeira não melhorou até o final da década. 

            No final da década de 1940, Bechet havia cansado de lutar para se apresentar como musico nos Estados Unidos. Seu contrato coma Jazz Limited, uma gravadora com sede em Chicago,limitava os eventos em quepoderia se apresentar (por exemplo, a gravadora não permitiria participar em 1948 do Festival da Europa, em Nice). Achava que havia muito pouco que pudesse ganhar tocando jazz nos Estados Unidos.

            Em 1950 se mudou para a França, depois que sua performance como solista no Jazz Fair Paris provocouum aumento da sua popularidade no país, e começou a encontrar trabalho bem remunerado com facilidade
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            Em 1951, se casou com Elisabeth Ziegler em Antibes , França.

            Em 1953, ele assinou um contrato de gravação com Disques Vogue , que durou o resto de sua vida.  Gravou muitas músicas de sucesso, incluindo "Les Oignons", "Promenade aux Champs-Elysees", e o sucesso internacional Petite Fleur ". Também compôs uma música de balé clássico com o estilo romantico deTchaikovsky , chamado La Nuit est sorcière ( "A noite é uma bruxa"). Alguns existencialistas na França começarama chamá-lo le dieu ( "deus"). 

            Pouco antes de sua morte, Bechet ditou sua autobiografia poética, Treat It Gentle , para o produtor musical e apresentador de rádio Al Rose, que havia trabalhado com ele várias vezes em promoções de concertos e que sempretivera um relacionamento turbulento com ele.

            Rose então passou a ver Bechet em sua autobiografiatotalmente diferente da pessoa que ele imaginava. "O veterano que aparece no livro está cheio de caridade e compaixão. O que eu imaginava era egocêntrico, frio, e capaz da crueldade mais atroz, especialmente em relação às mulheres." 

            Bechet morreu em Garches, perto de Paris, de câncer de pulmão, em 14 de Maio de 1959, o seu 62º aniversário, e está enterrado em um cemitério local. 

            Carreira 

            Bechet compôs com sucesso música emjazz, pop e temas de concerto mais longos. Sabia ler partituras, mas preferia não usá-las, devido ao seu ouvido altamente sensível; desenvolveu seu próprio sistema de digitação musical.Seus instrumentos preferidos eram oclarinete e o sax soprano. Seu estilo é intenso e apaixonado, e tinha um excelente vibrato. Também era conhecido por conseguir tocar vários instrumentos e por ser um mestre da improvisação (individual e coletiva). Bechet gostava de sentir seu som dominar em uma performance, e diversos trompetistas tinham dificuldades em tocar com ele. .

            
Alguns dos destaques de sua carreira incluem dupla em 1923com Louis Armstrong na Clarence Williams Blue Five; participação em 1932, 1940 e 1941 no New Orleans Feetwarmers; uma sessão em 1938 com a Tommy Ladnier Orchestra ("Weary Blues", "Really the Blues"); um grande sucesso em1939 com a gravação de Summertime "; e várias versões de sua própria composição Petite Fleur ".

           
Em 1939, Bechet e o pianista Willie "The Lion" Smith lideraram um grupo que gravou várias versões iniciais do que mais tarde foi chamado de jazz latino , adaptando merengue tradicional, rumba e músicashaitianas para a língua do jazz.

            Em 28 de Julho de 1940, Bechet fez uma apresentação na Rádio NBC no programaThe Chamber Music Society of Lower Basin Street , tocando dois de seus sucessos("Shake It and Break It" e "St. Louis Blues") com a banda Dixieland de Henry Levine. Levine convidou Bechet para o estúdio de gravação da RCA Victor(na 24th Street, em Nova York), onde Bechet emprestou seu sax soprano ao arranjo tradicional de Levine de Muskrat Ramble ".

            Em 18 de abril de 1941, como um pioneiro dooverdubbing na Victor, Bechet gravou uma versão da música pop Sheik de Araby ", tocando seis diferentes instrumentos: clarinete , sax soprano , sax tenor ,  piano , baixo e bateria . Uma faixa com essa gravação foi incluída no LP de 1965 LP Bechet of New Orleans, lançado pela RCA Victor como LPV-510. No encarte, George Hoeffer cita Bechet:

           “Comecei tocando The Sheik no piano e em seguida tocava bateria enquanto ouvia o piano. Queria tocar todos os instrumentos de ritmo, mas acabou ficando tudo misturado e peguei meu soprano, em seguida o baixo, depois o sax tenor, e, finalmente, terminei com o clarinete.”

            Em 1944, 1946, e 1953 gravou e se apresentou em concertos com o pianista de jazz e vibrafonista Max Miller de Chicago , que fazem parte das gravações privadas do arquivo de Max Miller e nunca foram divulgados. Estes concertos e gravações são minuciosamente descritos na biografia autorizada escrita por John Chilton, Sidney Bechet: The Wizard of Jazz .

            Bechet foi uma influência importante sobre o saxofonista Johnny Hodges , que estudou com ele como um adolescente.

            Legado e honras 

·                     Em 1919, Ernest Ansermet , um maestrosuíço de música clássica, escreveu um tributo ao Bechet, um dos primeiros (se não o primeiro) dedicados a um músico de jazz no campo da música clássica, ligando a música de Bechet com a de Bach . 

·                     Em 1968, Bechet foi incluído pela revistaDown Beat no Jazz Hall of Fame .

·                     O musicólogoRobert Palmer escreveu sobre Bechet, "combinando o 'clamor' dos instrumentistas de blues com o requinte dos “creoles” paradefinirseu 'caminho próprio,' Sidney Bechet criou um estilo que despertavaas emoções ao mesmo tempo que deslumbrava a mente." 

·                     Duke Ellington disse: "Bechet para mim foi o epítome do jazz ... tudo o que ele tocou em toda a sua vida foi completamente original. Sinceramente, acho que ele era o homem mais original de todos os tempos nesse estilo de música."

·                     O poeta britânico Philip Larkin escreveu uma ode à Bechet em The Whitsun Weddings.

·                     Uma cratera em Mercúrio é nomeado para Bechet.

           

            Na cultura popular 

·                    Sugar Blue , o renomado músico de blues na harmônica, escolheu seu nome com a gravação deBechet "Sugar Blues". 

·                     A canção de Bechet "Si tu vois ma mère" foi destaque no filme de Woody Allen “Meia Noite em Paris” (2011).

·                     Nos Estúdios Disney de Hollywood Studios e na atração da Torre do Terror da Disneylândia de Paris, a canção de Bechet"When the Sun Sets Down South" é tocada na fila de espera. O passeio reproduz um hotel deserto em Hollywood no Dia de Halloween.

·                     Na série de TV daBBCGrantchester , o protagonista, Sidney Chambers, ouve discos de jazz, e Bechet é um de seus favoritos. A piada é que sua governanta insiste empronunciar o nome "Becket" em vez de "Bê-Chê".


            Na Música 

·               Bob Dorough , que tocou com Bechet, gravou uma homenagem a ele com o titulo de"Something for Sidney", no album Right on My Way Home."

·           Van Morrison menciona Bechet em sua canção "See Me Through Part II (Just a Closer Walk With Thee)".

·                     A cantora francesa Patricia Kaas gravou a canção "L'Enterrement de Sidney Bechet" ( "O Funeral de Sidney Bechet") no seu álbum Scène de vie em 1990.

·                     Raquel Bitton homenageia Bechet em seu CD Paris Blues , cantando "Petite Fleur" (2006).

·                     Radiohead usou seu single "Fantasia Egípcia" como a música tema de sua turnê de 2012.
           

            No cinema e na TV

·          Bechet representouum músico de jazz em três filmes, Serie Noire, L'Inspecteur connait la musique e, Quelle équipe!

·       No seu documentário de 1997, Wild Man Blues, Woody Allen ,diretor e clarinetista, repetidamente se refere a Bechet. Ele deu o nome aum dos filhosadotadas junto com sua esposa Soon-Yi Previn em homenagem a Bechet.

·                     Bechet é interpretado por Jeffrey Wright em dois episódios da série de televisão The Young Indiana Jones Chronicles .

·                     No filme francês 2,001 Amélie várias gravações de Bechet são usadas como música de fundo, incluindo "Summertime" (1949).

·                     No filme de animação da Disney 2009 A Princesa e o Sapo , Bechet é mencionado por Louis, o jacaré-trompetista, durante o número musical "Quando somos humanos".

·                     As gravações de Bechet são utilizados ao longo de todo o filme de Woody Allen “Meia Noite em Paris”

·                     No filme de 1959 Anatomy of a Murder , James Stewart, o advogado de uma pequena cidade defendendo um oficial do exército acusado de assassinato, é um pianista amador de jazz e refere-se a Bechet como "um dos melhores".

·             No drama policial da ITV Grantchester o protagonista, um vigário anglicado, Sidney Chambers, ouve Bechet com freqüência.


·             No filme de 2016 La La Land , o personagem interpretado por Ryan Gosling tenta convencer o personagem interpretado por Emma Stone que o jazz não é "relaxante", dizendo: "Sidney Bechet deu um tiro em alguém porque havia dito que ele tinha tocado uma nota errada - isso não pode ser de forma alguma como relaxante." 

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