Sidney Bechet (14 de maio de 1897
- 14 de maio de 1959) foi umamericanosaxofonista, clarinetista e compositor . Foi
um dos primeiros solistas importantes no jazz (gravou em estúdio alguns meses
antes dotrombonista e trompetista Louis Armstrong e
posteriormente tocando em duetos com ele.
Foi talvez o
primeiro saxofonista de jazz notável. Sua estilo caracteriza-se por execução
vigorosa, improvisações bem construídas, e um vibrato ampla típico dele.
O temperamento errático de Bechet acabouprejudicando sua carreira, no
entanto, e somente no final dos anos 1940 ele começou a ganhar grande reconhecimento.
Bechet
nasceu em New Orleans em 1897 em
uma família negra de classe média “creole” (de descendência francesa). Seu
irmão mais velho Leonard Victor Bechet (1877-1952) foi dentista em tempo
integral e um trombonista em tempo parcial e bandleader. Sidney
rapidamente aprendeu a tocar vários instrumentos musicais que encontrava pela
casa, e aprendia sozinho a tocar; logo decidiu especializar-se em clarinete.Comseis
anos, começou a tocar na banda de seu irmão em uma festa de aniversário da
família, estreando seu talentos sob aclamação de todos. Mais tarde, na juventude,
Bechet estudou com clarinetistas “creoles” de renome como Lorenzo Tio ,
"Big Eye" Louis Nelson
Delisle , e George Baquet .
Logo depois,
Bechet começou a tocar em muitos grupos de Nova Orleans, usando as técnicas de
improvisação da época ( Obbligato, com escalas
e arpejos , e variando a
melodia). Se apresentou em desfiles com a célebre banda de metais de Freddie Keppard,
a Orquestra de Olympia ,
e com John Robichauxna"Orquestra De Dança Romântica”. Em
1911-1912, Bechet tocoucom Bunk Johnson na Banda Águia de
New Orleans, e em 1913-14, com King Oliver na Banda Olympia.
Bechet
passou sua infância e adolescência em Nova Orleans, mas em 1914-1917 fez umaturnê
e viajou paraChicagofrequentemente se unindo
a Freddie Keppard. Na primavera de 1919, Bechet viajou para Nova York ,
onde se juntou à Syncopated
Orchestrade Will Marion Cook.
Logo depois, a orquestra viajou para a Europa; quase imediatamente após a
chegada, se apresentaram no Royal Philharmonic Hall em Londres . O
grupo foi recebido calorosamente, e Bechet tornou-seespecialmente popular, atraindo
a atenção com seu enorme talento.
Enquanto em Londres,
Bechet descobriu o saxofone soprano reto,
e rapidamente desenvolveu um estilo bastante diferente de seutom adotado com o
clarinete. Seu som de saxofone poderia ser descrito como emocional,
gracioso, e amplo. Ele usava frequentemente um vibrato muito amplo, comum
entre algumas clarinetistas de New Orleans na época.
Bechet foi
condenado por agredir uma mulher e ficou preso em Londres de 13 a 26 de
setembro de 1922. Foi deportado para os Estados Unidos, deixando Southampton em
3 de novembro e chegando em Nova York, em 13 novembro de 1922.
Em 30 de
julho de 1923 começou a gravar; e alguns dos seus primeiros trabalhos em
estúdio sobrevivem. A primeira sessão foi conduzida por Clarence
Williams , um pianista e compositor, mais conhecido na época por
sua edição de partituras e produção de gravações. Bechet gravou "Wild Cat Blues" e "Kansas City Man Blues". Em 15 de setembro de 1925, Bechet e
outros membros da Revue Nègre , incluindo Josephine Baker ,
partiram para a Europa, chegando em Cherbourg, França ,
em 22 de setembro. O showabriu no Théâtre des
Champs-Élysées , Paris,
em 2 de outubro. Bechet excursionou pela Europa com várias bandas, chegando até
a Rússia em meados de 1926. Em 1928, ele conduziu sua própria pequena
banda no Clube do famoso Bricktop em Montmartre ,
Paris.
Bechet foi
preso por
11 meses em Paris, quando uma mulher na rua foi ferida durante um tiroteio. A
versão mais comum da história, como relatada no documentário de Ken Burns,
“Jazz” , é que o tiroteio
começou quando um outro músico e produtor disse a Bechet que ele estava tocando
o acorde errado. Bechet desafiou o homem para um duelo e disse:
"Sidney Bechet nunca toca o acorde errado."
Após a sua
libertação, Bechet foi deportado para Nova York, chegando logo após o crash de
1929 no mercado de ações. Ingressou na orquestra deNoble Sissle,
que viajou para a Europa para uma turnê na Alemanha e na Rússia.
Em 1932,
Bechet retornou a Nova York para liderar uma banda com o trompetista Tommy Ladnier . A
banda, composta por seis membros, tocava no Savoy Ballroom . Passou
a tocar com Lorenzo Tio e também ficou conhecendoRoy Eldridge ,
outro trompetista.
Ao longo do
tempo Bechet vinha encontrando cada vez maisdificuldades em ser contratado parashows
de música. Eventualmente começou uma alfaiataria com Ladnier. Durante
este tempo, recebiamvisitas de vários outros músicos e tocavam na parte de trás
da loja. Na década de 1940, Bechet tocou em várias bandas, mas a sua
situação financeira não melhorou até o final da década.
No final da
década de 1940, Bechet havia cansado de lutar para se apresentar como musico
nos Estados Unidos. Seu contrato coma Jazz
Limited, uma gravadora com sede em Chicago,limitava os eventos em quepoderia
se apresentar (por exemplo, a gravadora não permitiria participar em 1948 do Festival
da Europa, em Nice). Achava que havia muito pouco que pudesse ganhar
tocando jazz nos Estados Unidos.
Em 1950 se
mudou para a França, depois que sua performance como solista no Jazz Fair Paris
provocouum aumento da sua popularidade no país, e começou a encontrar trabalho
bem remunerado com facilidade
.
.
Em 1953, ele
assinou um contrato de gravação com Disques Vogue ,
que durou o resto de sua vida. Gravou
muitas músicas de sucesso, incluindo "Les
Oignons", "Promenade aux Champs-Elysees", e o sucesso
internacional " Petite Fleur ". Também
compôs uma música de balé clássico com o estilo romantico deTchaikovsky ,
chamado La Nuit est sorcière (
"A noite é uma bruxa"). Alguns existencialistas na
França começarama chamá-lo le
dieu ( "deus").
Pouco antes
de sua morte, Bechet ditou sua autobiografia poética, Treat It Gentle , para o produtor musical e apresentador de rádio Al
Rose, que havia trabalhado com ele várias vezes em promoções de concertos e que
sempretivera um relacionamento turbulento com ele.
Rose então
passou a ver Bechet em sua autobiografiatotalmente diferente da pessoa que ele
imaginava. "O veterano que aparece no livro está cheio de caridade e
compaixão. O que eu imaginava era egocêntrico, frio, e capaz da crueldade mais
atroz, especialmente em relação às mulheres."
Bechet
morreu em Garches, perto de Paris, de câncer de pulmão, em 14 de Maio de 1959,
o seu 62º aniversário, e está enterrado em um cemitério local.
Carreira
Bechet
compôs com sucesso música emjazz, pop e temas de concerto mais longos. Sabia
ler partituras, mas preferia não usá-las, devido ao seu ouvido altamente
sensível; desenvolveu seu próprio sistema de digitação musical.Seus
instrumentos preferidos eram oclarinete e o sax soprano. Seu estilo é
intenso e apaixonado, e tinha um excelente vibrato. Também era conhecido
por conseguir tocar vários instrumentos e por ser um mestre da improvisação
(individual e coletiva). Bechet gostava de sentir seu som dominar em uma
performance, e diversos trompetistas tinham dificuldades em tocar com ele. .
Alguns dos destaques de sua carreira incluem dupla em 1923com Louis Armstrong na Clarence Williams Blue Five; participação em 1932, 1940 e 1941 no New Orleans Feetwarmers; uma sessão em 1938 com a Tommy Ladnier Orchestra ("Weary Blues", "Really the Blues"); um grande sucesso em1939 com a gravação de " Summertime "; e várias versões de sua própria composição “Petite Fleur ".
Em 28 de Julho
de 1940, Bechet fez uma apresentação na Rádio NBC no
programaThe Chamber Music Society of Lower Basin Street ,
tocando dois de seus sucessos("Shake It and Break It" e "St. Louis Blues") com a banda Dixieland de Henry
Levine. Levine convidou Bechet para o estúdio de gravação da RCA Victor(na
24th Street, em Nova York), onde Bechet emprestou seu sax soprano ao arranjo
tradicional de Levine de " Muskrat Ramble ".
Em 18 de abril
de 1941, como um pioneiro dooverdubbing na Victor,
Bechet gravou uma versão da música pop " Sheik de Araby ",
tocando seis diferentes instrumentos: clarinete , sax soprano , sax tenor , piano , baixo e bateria . Uma
faixa com essa gravação foi incluída no LP de 1965 LP Bechet of New Orleans,
lançado pela RCA Victor como LPV-510. No encarte, George Hoeffer cita
Bechet:
“Comecei tocando
The Sheik no piano e em seguida tocava bateria enquanto ouvia o piano. Queria
tocar todos os instrumentos de ritmo, mas acabou ficando tudo misturado e
peguei meu soprano, em seguida o baixo, depois o sax tenor, e, finalmente,
terminei com o clarinete.”
Em 1944,
1946, e 1953 gravou e se apresentou em concertos com o pianista de jazz e
vibrafonista Max Miller
de Chicago , que fazem parte das gravações privadas do arquivo de Max
Miller e nunca foram divulgados. Estes concertos e gravações são
minuciosamente descritos na biografia autorizada escrita por John Chilton, Sidney Bechet: The Wizard of Jazz .
Bechet foi
uma influência importante sobre o saxofonista Johnny Hodges ,
que estudou com ele como um adolescente.
Legado e honras
·
Em 1919, Ernest Ansermet ,
um maestrosuíço de música clássica, escreveu um tributo ao Bechet, um dos primeiros
(se não o primeiro) dedicados a um músico de jazz no campo da música clássica,
ligando a música de Bechet com a de Bach .
·
O musicólogoRobert Palmer escreveu
sobre Bechet, "combinando o 'clamor' dos instrumentistas de blues com o
requinte dos “creoles” paradefinirseu 'caminho próprio,' Sidney Bechet criou um
estilo que despertavaas emoções ao mesmo tempo que deslumbrava a
mente."
·
Duke Ellington disse:
"Bechet para mim foi o epítome do jazz ... tudo o que ele tocou em toda a
sua vida foi completamente original. Sinceramente, acho que ele era o homem
mais original de todos os tempos nesse estilo de música."
·
Uma cratera em Mercúrio é nomeado para Bechet.
Na cultura
popular
·
Sugar Blue ,
o renomado músico de blues na harmônica, escolheu seu
nome com a gravação deBechet "Sugar
Blues".
·
A canção de Bechet "Si
tu vois ma mère" foi destaque no filme de Woody Allen “Meia Noite em Paris” (2011).
·
Nos Estúdios Disney de Hollywood Studios e na
atração da Torre do Terror da Disneylândia de Paris, a canção de Bechet"When
the Sun Sets Down South" é tocada na fila de
espera. O passeio reproduz um hotel deserto em Hollywood no Dia de
Halloween.
·
Na série de TV daBBCGrantchester ,
o protagonista, Sidney Chambers, ouve discos de jazz, e Bechet é um de seus
favoritos. A piada é que sua governanta insiste empronunciar o nome
"Becket" em vez de "Bê-Chê".
Na Música
· Bob Dorough ,
que tocou com Bechet, gravou uma homenagem a ele com o titulo de"Something
for Sidney", no album Right on My Way Home."
· Van Morrison menciona
Bechet em sua canção "See Me Through
Part II (Just a Closer Walk With Thee)".
·
A cantora francesa Patricia Kaas gravou
a canção "L'Enterrement de Sidney
Bechet" ( "O Funeral de Sidney Bechet") no seu álbum Scène de vie em 1990.
·
Raquel Bitton homenageia Bechet em
seu CD Paris Blues , cantando "Petite Fleur" (2006).
No cinema
e na TV
· Bechet
representouum músico de jazz em três filmes, Serie Noire, L'Inspecteur connait la musique e, Quelle équipe!
· No seu documentário de 1997, “Wild Man
Blues”,
Woody Allen ,diretor e
clarinetista, repetidamente se refere a Bechet. Ele deu o nome aum dos
filhosadotadas junto com sua esposa Soon-Yi Previn em
homenagem a Bechet.
·
Bechet é interpretado por Jeffrey
Wright em dois episódios da série de televisão The Young
Indiana Jones Chronicles .
·
No filme francês 2,001 Amélie várias
gravações de Bechet são usadas como música de fundo, incluindo "Summertime" (1949).
·
No filme de animação da Disney 2009 A Princesa e o
Sapo , Bechet é mencionado por Louis, o jacaré-trompetista,
durante o número musical "Quando
somos humanos".
·
As gravações de Bechet são utilizados ao longo de todo o
filme de Woody Allen “Meia Noite em
Paris”
·
No filme de 1959 Anatomy of a
Murder , James Stewart, o advogado de uma pequena cidade
defendendo um oficial do exército acusado de assassinato, é um pianista amador de
jazz e refere-se a Bechet como "um dos melhores".
· No drama policial da ITV Grantchester o
protagonista, um vigário anglicado, Sidney Chambers, ouve Bechet com
freqüência.
· No filme de 2016 La La Land ,
o personagem interpretado por Ryan Gosling tenta
convencer o personagem interpretado por Emma Stone que
o jazz não é "relaxante", dizendo: "Sidney Bechet deu um tiro em
alguém porque havia dito que ele tinha tocado uma nota errada - isso não pode
ser de forma alguma como relaxante."
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