As Aventuras de Tintim (no original em francês, Les aventures de Tintin)
é o título de uma série de histórias em quadrinhos (banda
desenhada, em Portugal) criada pelo autor belga Georges
Prosper Remi, mais conhecido como Hergé,
em 1929.
O herói das séries é o personagem epônimo Tintim,
um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas
aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou, em francês).Os
dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do
jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil.
Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens
pitorescos.
Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao término de cada
história, os quadrinhos eram reunidos em livros (23 no total, em 2008). Ela
ganhou uma revista própria,
de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada
para versões animadas, para o teatro e
também para o cinema.
As séries são uma das histórias em quadrinhos européias mais
populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50
línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.
As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas por seus
desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire,
típico de Hergé. O
autor emprega enredos
bem elaborados de gêneros variados: aventuras swashbuckler com
elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim
caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, o que equivale em
álbuns posteriores à sofisticada sátira e
comentários de cunho político-culturais.
Tintim é caracterizado como um repórter.
Hergé usa tal artifício para apresentar o personagem numa série de aventuras
ambientadas em períodos contemporâneos àquele em que ele estava trabalhando
(mais notavelmente, a insurreição bolchevique na Rússia,
a Segunda Guerra Mundial e a alunissagem).
Hergé criou também um mundo de Tintim, que conseguiu reduzir a um
simples detalhe, porém reconhecível e com representação realista, um efeito que
ele foi capaz de alcançar com referência a um meticuloso arquivo de imagens.
Apesar de as Aventuras de Tintim serem padronizadas -
apresentando um mistério, que é, então, logicamente resolvido - Hergé encheu-as
com o seu próprio senso de humor, e criou personagens de apoio que,
embora sejam previsíveis, apresentaram-se com um certo encanto que permitiu ao
leitor se identificar com eles. Esta fórmula de uma confortável e bem–humorada
previsibilidade é semelhante a da apresentação do elenco na tira Peanuts ou
em Three Stooges. Hergé também teve
um grande entendimento da mecânica dos quadrinhos, especialmente de
seu andamento, uma habilidade demonstrada em As Jóias de Castafiore, um trabalho
que pretende ser envolvido com a tensão de que nada realmente acontece.
Hergé inicialmente improvisou na criação das aventuras de Tintim, exceto
em como o personagem iria escapar de qualquer situação que lhe aparecia.
Somente após a conclusão de Os Charutos do Faraó, Hergé foi
incentivado a reformular e a planejar suas histórias. O impulso veio de Zhang
Chongren, um estudante chinês que, sabendo
que ele iria mandar Tintim à China na sua próxima aventura, instou–o a evitar que
perpetuassem a visão que os europeus tinham da China no momento. Hergé e Zhang
trabalharam juntos na série seguinte, O Lótus Azul,
que foi citado pelos críticos como a sua primeira obra-prima.
Outras alterações à mecânica de Hergè ao criar as tiras se deram a
partir de influências por parte de acontecimentos externos. A Segunda Guerra Mundial e a invasão
da Bélgica pelos
exércitos de Hitler determinaram
o encerramento do jornal no qual Tintim era publicado. Os trabalhos foram
interrompidos em Tintim no País do Ouro Negro, e os já
publicados Tintim na América e A Ilha Negra foram
proibidos pela censura nazista, que não concordou com sua apresentação da América e
da Grã-Bretanha. No entanto, Hergé foi capaz de
continuar com As Aventuras Tintim, publicando quatro livros e
relançando mais duas aventuras no Le Soir,
jornal licenciado pelos alemães. Após a ocupação da Bélgica pelas
tropas alemãs, Hergé foi acusado de ser um colaborador do regime nazista por
trabalhar em um jornal sob controle alemão. Sua obra desse período, ao
contrário de seus trabalhos anteriores, é politicamente neutra e resultou em
histórias clássicas, como O Segredo do Unicórnio, O Tesouro de Rackham o Terrível e A Estrela Misteriosa, que refletem seu
sentimento durante esse período político incerto.
A escassez do papel no período pós-guerra exigiu mudanças no formato
dos livros. Hergé geralmente desenvolvia suas histórias de forma que o tamanho
fosse adequado à história, mas agora com o papel de dimensão reduzida, os
editores Casterman pediram a Hergé para ele considerar a utilização de menores
dimensões e adotar um tamanho padronizado e estipulado em 62 páginas. Hergé
continuou e aumentou sua equipe (os dez primeiros livros foram feitos por ele e
sua esposa), surgindo assim os Studios Hergé.
A adoção de cor permitiu
que Hergé expandisse o alcance das suas obras. Seu estúdio permitiu que as
imagens preenchessem meia página em alguns casos, mostrando detalhadamente
algumas cenas e usando combinações de cores para realçar pontos importantes. Hergé
cita este fato, declarando que "Considero minhas histórias como se
fossem filmes. Sem narração, sem descrições, a ênfase é dada às imagens".
A vida pessoal de Hergé também afetou a série, com Tintim no
Tibete sendo fortemente influenciada pelo seu colapso
nervoso. Seus pesadelos, descritos como sendo "todos em
branco", convertem-se em paisagens repletas de neve na história. O
enredo tem Tintim patinando em busca de Tchang
Chong-Chen, previamente encontrado em O Lótus Azul, com
a peça não possuindo vilões - com apenas uma pequena lição moral, com Hergé se
recusando a se referir ao Homem das Neves do Himalaia como
"abominável".
A conclusão das aventuras de Tintim ficou incompleta. Hergé morreu
em 3 de março de 1983 e deixou a 24ª
aventura, Tintim e a Alph-Art, inacabada. O enredo
viu Tintim embrenhar-se no mundo da arte moderna,
e a história é interrompida no momento em que Tintim está aparentemente prestes
a ser assassinado para ser transformado em uma
estátua de acrílico a ser vendida.
Personagens
Tintim e Milu
Tintim é um jovem repórter que viaja o mundo em busca de aventuras
enfrentando perigos e desvendando mistérios. Quase todas as aventuras retratam
Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas.
Milu é um cão fox terrier branco, companheiro de Tintim.
Eles regularmente salvam um ao outro de situações perigosas. Milu
frequentemente "fala" com o leitor por meio de seus pensamentos, e é
tido como mais "racional" do que Tintim. Como o Capitão
Haddock, Milu tem gosto pelo uísque Loch
Lomond, e suas ocasionais "bebedeiras" tendem a colocá-lo em
problemas, assim como sua intensa aracnofobia.
O nome francês Milou foi
atribuído como uma referência indireta a uma namorada da juventude de Hergé,
Marie-Louise Van Cutsem, que tinha o apelido de "Milou".
Capitão Archibald
Haddock
Capitão Archibald Haddock, um capitão navegador de
origem controversa, é o melhor amigo de Tintim, e foi introduzido em O Caranguejo das Pinças de Ouro ou O Caranguejo das Tenazes de Ouro.
Haddock foi inicialmente descrito como um personagem fraco e alcoólatra,
tendo mais tarde, porém, se tornado mais respeitável. Ele evoluiu para se
tornar genuinamente heróico e até mesmo da alta sociedade, depois de encontrar
um tesouro de seu ancestral Sir Francis Haddock (François de Hadoque em
francês), no episódio O Tesouro de Rackham o Terrível.
A natureza rude do capitão e seu sarcasmo representam
uma contradição ao freqüente e improvável heroísmo de Tintim; ele sempre rompe
com um comentário seco ou satírico quando o repórter parece demasiado idealista.
O Capitão Haddock vive em sua luxuosa mansão chamada Moulinsart.
Personagens
secundários
Os personagens secundários de Hergé já foram mencionados como muito mais
desenvolvidos que os principais, cada um imbuído de força de temperamento e
personalidade que se comparam aos personagens de Charles
Dickens. Hergé usava os personagens secundários para criar um mundo
realista onde colocar os protagonistas das aventuras. Para mais realismo e
continuidade, os personagens voltariam às séries. Foi conjeturado que a
ocupação da Bélgica e as restrições impostas a Hergé forçaram-no a focar-se na
caracterização para evitar o surgimento de situações políticas incômodas. A
maior parte dos personagens secundários foi desenvolvida nesse período.
· Dupond e Dupont: São dois detetives
desajeitados que, mesmo sem terem parentesco parecem gêmeos,
tendo uma única diferença física: a forma de seus bigodes.
· Trifólio Girassol: É um cientista quase surdo,
que entende e age diante de tudo de maneira equivocada como resultado de sua
deficiência auditiva. É um personagem menor mas que aparece regularmente nas
aventuras de Tintim. Estreou em O Tesouro de Rackham o Terrível.
· Bianca Castafiore: É uma cantora de ópera,
a quem o capitão Haddock absolutamente despreza.Contudo, ela constantemente
aparece de súbito onde quer que eles estejam, junto com sua criada Irma e
o pianista Igor
Wagner.
Outros personagens secundários: General
Alcazar, um ditador sul-americano; Mohammed Ben Kalish Ezab, um emir, e seu filho Abdallah; Serafim Lampião, um vendedor de seguros; Tchang
Chong-Chen, um menino chinês; o Doutor J.W. Müller, um maléfico médico alemão; Nestor,
o mordomo; Roberto Rastapopoulos, o responsável pelos
crimes; Oliveira da Figueira; o Coronel
Sponsz; Piotr Szut; Allan
Thompson; além do açougue
Sanzot, que é um local recorrente na série.
Tintim no cinema
Filmes previstos: Trilogia Tintim
Filmes previstos: Trilogia Tintim
Steven Spielberg comprou uma opção sobre
os direitos autorais de Tintim pouco antes da morte de Hergé, em 1983. Entretanto, naquele
momento era incerta uma adaptação de Tintim para o cinema, já que Hergé
recusara-se a assinar qualquer contrato.
Em novembro de 2002, a Dreamworks comprou os direitos cinematográficos de toda a
série. Em 15 de maio de 2007, Steven Spielberg e Peter Jackson oficializaram
a realização de uma trilogia adaptada das histórias, a ser realizada em computação gráfica e captura de movimento. O diretor do
terceiro filme ainda não foi anunciado. De acordo com a revista Variety,
a equipe de Jackson já produziu um piloto de vinte minutos como demonstração.
Em Janeiro de 2012 no Brasil o filme foi lançado com o Título de As Aventuras de Tintim: O Segredo do
Licorne ou simplesmente As Aventuras de Tintim, dependendo de
seu sucesso pode vir acompanhado de outros 2 filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário