segunda-feira, 8 de maio de 2017

Brownie, a câmera fotográfica que popularizou a fotografia


Até hoje tenho fotos em preto e branco de minha infância tiradas por minha mãe, que tinha uma dessas "máquinas fotográficas".
Brownie é o nome de uma popular série longa de simples e baratas câmeras feitas pela Eastman Kodak .
A câmera Brownie, lançada em fevereiro de 1900, inventou a fotografia de baixo custo através da introdução do conceito de fotografia instantânea para as massas. A Brownie era uma câmera de caixa muito básica de papelão com uma simples Convexa-côncava (menisco) que tirava fotos quadradas de ‪5.7 cm. em um filme de rolo 117. A câmera Brownie foi concebida e comercializada para impulsionar as vendas de filmes em rolo da Kodak. Devido a seus controles simples e um preço inicial de US $ 1, juntamente com o baixo preço do filme de rolo da Kodak e de seu processamento, a câmera Brownie alcançou e ultrapassou todos os seus objetivos de marketing.
A Brownie está entre as câmeras mais importantes da história.

O primeiro modelo da câmera foi inventado por Frank A. Brownell. O nome vem dos brownies (duendes) que apareciam em desenhos animados muito populares da Palmer Cox. Os consumidores responderam bem, e mais de 150.000 câmeras Brownie foram vendidas no primeiro ano de produção. Um modelo aperfeiçoado, chamado Brownie No. 2 foi lançado em 1901, que produzia uma foto maior, com 5,7 cm. por 8,2 cm. e custavam US $ 2 tornou-se também muito popular.

Em 1908, o crítico austríaco de arquitetura Joseph August Lux escreveu um livro chamado Künstlerische Kodakgeheimnisse (Segredos Artísticos da Kodak) em que defendeu o uso da câmera por seu potencial cultural. Adotando uma posição influenciada pela crítica da Igreja Católica à modernidade, argumentava que a acessibilidade que a câmera proporcionava ao amador significava que as pessoas podiam fotografar e documentar seus arredores e, assim, produzir um tipo de estabilidade no fluxo e refluxo do mundo moderno .

As Brownies foram amplamente comercializadas para as crianças, e a Kodak usou esse fato para popularizar a fotografia. Elas também foram levados à guerra por soldados. Como eram tão onipresentes, muitas fotos importantes foram tiradas em Brownies.

Brownie StarFlash
A câmera continuou a ser popular, e gerou muitas variedades, como uma edição para os escoteiros na década de 1930. Melhorias continuaram a ser introduzidas, como em 1940, quando a Kodak lançou a Six-20 Flash Brownie. Foi a primeira câmera equipada com flash sincronizado internamente da Kodak, utilizando lâmpadas da General Electric. Em seguida, em 1957, a Kodak produziu a Brownie StarFlash, primeira câmera da Kodak com um flash embutido. 

Um dos modelos mais populares Brownie era o Brownie 127 , milhões dos quais foram vendidos entre 1952 e 1967. A Brownie 127 era feita de baquelita para  filme 127 com uma lente de menisco simples e um plano do filme curvo para compensar as deficiências da lente. Outra câmera simples foi a Brownie Cresta vendida entre 1955 e 1958. Utilizava filme 120 e tinha uma lente de foco fixo .

Tendo escrito um artigo em 1940 para fotógrafos amadores sugerindo que uma câmera cara era desnecessária para fotografia de qualidade, o fotógrafo da Picture PostBert Hardy, usou uma câmera Brownie para compor um instantâneo cuidadosamente preparado de duas jovens sentadas em uma cerca na avenida litorânea de Blackpool.

 As últimas câmeras oficiais Brownie fabricadas foram o "modelo de aniversário", que usava filme 110, no início dos anos 80.

Brownie Número 2 
Kodak Brownie Número 2 é uma câmera de caixa, que foi fabricada pela Eastman Kodak Company de 1901 a 1935. Havia cinco modelos, de A a F, e foi a primeira câmera a usar filme 120 . Ela também vinha com um visor e uma alça. A Brownie Número 2 era feita de três materiais; papelão , custando US $ 2,00,  alumínio , custando US $ 2,75, e um modelo de cor que custava US $ 2,50. Foi uma câmera muito popular e acessível, e muitas ainda estão em uso por fotógrafos de cinema.

Beau Brownie 
A linha Beau Brownie esteve disponível entre 1930 e 1933.
Eram pouco diferente das câmeras populares Brownie, a única diferença técnica sendo a introdução de uma nova lente dupla, permitindo que a imagem fosse projetada na superfície do filme em uma distância mais curta, tornando as Beau Brownies quase 5 cm. menores do que as convencionais .

Visualmente, tinham uma chapa frontal diferente, esmaltada em dois tons num desenho geométrico Art Deco, trabalho do designer americano Walter Dorwin Teague .
Eram disponíveis em cinco combinações de cores: preto e bordô, dois tons de marrom, ou dois de azul, dois de verde, e dois de rosa. A rosa e a verde foram produzidas apenas em 1930 e 1931, e, portanto, são mais raras do que as outras. Elas eram protegidas por uma capa de couro sintético.


Havia dois formatos, a No 2 de US $ 4, e a No 2ª vendida por US $ 5, como as Brownies anteriores, a No 2 medindo 5,7 cm. por 8,2 cm. e usando filme de rolo 120, e a medição 2A 2½ "por 4¼", e tendo 116 Kodak filme de rolo. A 2A tinha uma borda de baquelita mais grossa e era uma 2,5 cm. mais alta do que a No. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário