Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e
o mais célebre entre os pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu
devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do
sol", de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão,
nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado
é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um
papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. A expressão foi usada
originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título,
tendo consciência da revolução que estavam a iniciar na pintura.
Claude Monet nasceu em Paris, em 14
de novembro de 1840 na 9º arrondissement. Seu pai, Claude -
Auguste, tinha uma mercearia modesta. Aos cinco anos, sua família mudou-se para Le Havre,
na Normandia.
Seu pai desejava que Claude continuasse no comércio da família, mas ele
desejava pintar. Foi a sua tia Marie-Jeanne Lecadre que o apoiou a seguir a
carreira artística, pois ela também foi pintora.
Em 1851, Monet entrou para a escola
secundária de artes e acabou se tornando conhecido na cidade pelas caricaturas
que fazia. Nas praias da Normandia, Monet conheceu, por volta de 1856, Eugène Boudin,
um artista que trabalhava extensivamente com pintura ao ar livre nessas mesmas
praias, e que lhe ensinou algumas técnicas ao ar livre.
Em 28 de janeiro de 1857, sua mãe
morreu e, aos 16 anos, Monet abandonou a escola e foi morar com sua tia
Marie-Jeanne Lecadre.
Em 1857, Monet foi para Paris estudar
pintura, e foi aí que conheceu a sua primeira mulher, Camille Monet, a quem
retratou muitas vezes, em quadros onde ela aparecia mais do que uma vez na
mesma pintura.
Em 1859 Monet mudou-se para Paris.
Frequentava muito a academia suíça de Paris onde copiava os grandes pintores.
Em 1861 foi obrigado a servir no Exército na Argélia.
Sua tia Lecadre concordou em conseguir sua dispensa do serviço caso Monet se
comprometesse a cursar arte na universidade. Deixou o exército, mas não lhe
agradou o tradicionalismo da pintura acadêmica.
Decepcionado com o ensino da pintura
acadêmica na Universidade, em 1862 ele foi estudar artes com Charles Gleyer em
Paris, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave
Courbet. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes
com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Em 1863, ajudado por seu amigo, Monet
alugou um pequeno estúdio em Paris. No mesmo ano, Monet entraria para o Salão
oficial de pintura de Paris: "Estuário do Sena" e "Ponte
sobre Hève na Vazante".
No ano seguinte, Monet novamente
expôs duas telas no salão de Paris: "Camille" ou "O
vestido azul" e "A floresta em Fontainebleu". A tela "O
vestido verde" recebeu grandes elogios por parte dos críticos e
ganhou um prêmio no salão de Paris. Em "Camille", Monet retratou Camille
Doncieux, que se tornaria sua futura mulher. No ano de 1867, Monet
tentou inscrever a obra "Mulheres no Jardim" no Salão, que
não a aceitou. A tela era tão grande que ele construiu uma vala para poder
enterrar a parte inferior e atingir a parte superior da tela ao pintar. No
mesmo ano, Monet e Camille teriam seu primeiro filho, Jean.
Em 1868, Monet entrou em dificuldades
financeiras, teve um quadro inscrito no Salão de Paris, "Navio
deixando o cais de Le Havre", que recebeu uma crítica negativa. Recebeu,
no mesmo ano, medalha de prata na Exposição Marítima Internacional de Le Havre
pela tela "O molhe de Le Havre".
Em 1870, Camille e Monet se casaram
três anos após o nascimento do primeiro filho do casal. No mesmo ano, com o
início da guerra franco-prussiana, Monet e sua família se refugiaram em Londres.
De volta à França e com o pai já morto, refugiar-se em Le Havre não
o atraía mais, por isso Monet mudou-se para Argenteuil,
onde passou a receber seus amigos impressionistas (Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley e
outros). Na cidade, o rio Sena e as belas paisagens serviram de inspiração para
numerosos quadros de Monet e seus amigos que puderam pintar ao ar livre.
Em 1872 Monet pintou Impressão,
nascer do sol (Impression: Soleil Levant (atualmente
no Museu Marmottan de Paris), uma paisagem do
Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874. O quadro deu
origem ao nome usado para definir o movimento impressionista.
Em 1878, Monet mudou-se para Paris
com a família devido a crise financeira. No mesmo ano, nasceria seu segundo
filho, Michel. Em férias com o casal Hoschédé, Monet acabou apaixonando-se pela
mulher do Sr. Hoschédé, Alice. Um ano depois, Camille Doncieux morreu de câncer
aos trinta e dois anos de idade.
Em 1883, Monet mudou-se para Giverny,
na Normandia.
Monet trocava correspondência com Alice até a morte de seu marido em 1891. No
ano seguinte ele e Alice Hoschédé casaram-se.
Na década após o seu casamento, Monet
pintou uma série da Catedral de Ruão em vários
horários e pontos de vista diferentes. Vinte pinturas da catedral foram
exibidas na galeria Durand-Ruel em 1895. Ele também fez uma série de pinturas
de pilhas de feno.
Em 1899, Monet pintou em Giverny a
famosas série de quadros chamadas "Nenúfares". Em sua
propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que
inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande
sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura.
Monet ao pintar Nenúfares se
baseou no lago e a ponte japonesa de sua própria casa, no outono, porque era
nessa época do ano em que as flores caiam sobre o lago criando uma linda visão
na qual Monet resolveu pintar. A técnica de Monet para pintar quadros era
bastante peculiar para as pessoas e outros artistas que o viam pintando, mas a
técnica de Monet desenvolvida na época foi considerada mais tarde como umas das
mais belas do mundo, que é o impressionismo, que aparenta ser de perto apenas
borrões mas ao distanciar a visão, o quadro se forma nitidamente.
Monet teve uma catarata no
fim da sua vida. A doença o atacou por causa das muitas horas com seus olhos
expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do
dia e em várias épocas do ano, o que foi outra característica do
Impressionismo. Durante sua doença Monet não parou de pintar, - usou nessa
época de sua vida cores mais fortes como o vermelho-carne e vermelho goiaba,
cor tijolo, entre outros.
Em 1911, com o falecimento de Alice e
seu problema de visão, Monet perdeu um pouco a vontade de viver e pintar. Sua
vontade só seria animada com a amizade de Georges Clémenceau, que lhe escrevia cartas de
apoio.
Monet morreu em 1926 e está enterrado
no cemitério da igreja de Giverny, departamento de Eure, na Alta Normandia,
norte de França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário