domingo, 7 de maio de 2017

Nova série da Netflix sobre a Empresa Telefonica que virou Hotel


Assista o trailer da excelente série “Las chicas del Cable”, sobre as telefonistas da Telefonica em Madri. O ano é 1928, e não existiam ainda os telefones com disco, automáticos, que permitem fazer uma ligação sem auxílio da telefonista.
Nessa época, você girava uma manivela no telefone, que fazia cair uma plaquinha na frente da telefonista, que plugava um cabo na sua linha, e lhe perguntava o número desejado. Após informar o número, ela plugava outro cabo no destinatário, e completava a ligação.

É interessante lembrar a importância da Telefonica de España na história das Telecom, bem como na Guerra Civil Espanhola e na vida de Antoine de Saint-Exupéry.

O prédio da empresa em Barcelona ficou famoso porque  foi cenário de um dos mais acirrados  combates entre anarquistas, republicanos e fascistas durante a Guerra Civil. Sua importância vinha da possibilidade de interceptar qualquer comunicação entre os comandantes dos dois lados.

E na mesma época, Saint-Exupéry foi correspondente de guerra. Em 1936 ele é enviado para cobrir a Guerra Civil, e assume uma posição crítica com relação aos dois lados. Revela as atrocidades dos republicanos espanhóis e dos fascistas.

Telefonista completando ligação em 1923
E como a Telefonica de España se tornou uma empresa de Hotéis?

Em 1914 dois  irmãos porto-riquenhos,  Sóstenes e Hernand Behn,  que haviam começado seus negócios como corretores de açúcar, compraram a dívida da Compañia Telefonica de Puerto Rico, uma empresa de telefonia quase falida, e iniciaram suas atividades em telefonia.

Logo perceberam o potencial de crescimento da telefonia e a partir de 1917,  através da sua pequena empresa telefônica, começaram a comprar e instalar telefones em todo o território de  Cuba e Porto Rico. 

No final de 1917, Sóstenes se alistou no Signal Corps durante a Primeira Guerra e chegou ao posto de coronel. Depois da guerra, os irmãos Behn decidiram expandir seu  negócio de telefonia e em 1920 organizaram a International Telephone & Telegraph Corporation. Eles deliberadamente  chamaram  sua empresa de IT& T para confundir os investidores (especialmente estrangeiros) com a AT & T, a gigante americana fundada por Graham Bell.

Em 1923 começaram a se expandir internacionalmente, comprando todas as operadoras de telefonia da Espanha e estabelecendo a Telefónica de España.
É este episódio que a série da Netflix mostra com uma bela narrativa dramática, e excelente reconstituição da época, com roupas, ambientes, músicas, que nos transportam aos anos 20.

Prédio de 13 andares da Telefonica de España em
Madri, inaurgurado em 1923
Em 1925 o governo americano autorizou a Bell Company, ou AT&T, a operar de forma monopolista a telefonia em todos os Estados Unidos, mas uma condição era que a AT&T vendesse todas suas subsidiárias fora dos EUA.
A IT&T aproveitou para comprar a subsidiária na Bélgica, que fabricava os primeiros sistemas de comutação automáticos que não dependiam de telefonistas, a subsidiária britânica, STC, e a francesa, Compagnie Générale d’Electricité.

Na década de 1930, a IT&T compra a uma empresa alemã e uma localizada na Romênia
Durante a Segunda Guerra a subsidiária alemã da IT&T teve participação no esforço de guerra nazista, através dos aviões Focke-Wulf, e de equipamentos eletrônicos para submarinos, enquanto ao mesmo tempo sua matriz americana fabricava dispositivos para detecção de submarinos alemães.

Em 1951 compraram a Philo Farnsworth's Television para entrar no lucrativo setor de TV. Também em 1951, a ITT comprou o controle da Kellogg Switchboard & Supply Company, fundada em 1897 e fabricante de centrais telefônicas. Uma importante subsidiária foi a American Cable and Radio Corporation, que operava os cabos transatlânticos da Commercial Cable Company. Uma curiosidade é que também era a maior acionista da Ericsson na Suécia, mas vendeu sua participação em 1960.
Em 1959, Harold Geneen tornou-se CEO . Começou a investir e expandir pequenas empresas que haviam sido compradas na década de 50 e obteve grande crescimento na década de 60.

Em 1963, a ITT tentou comprar a Rede de Televisão ABC por US $ 700 milhões. O negócio foi interrompido pelas autoridades federais americanas reguladoras antitruste,  que temiam que a ITT estivesse perto de dominar o mercado. Para continuar crescendo, e evitar infringir a legislação antitruste americana, a empresa começou a se transformar, adquirindo outras fora do setor de telecomunicações. 

Sob a liderança de Geneen, a ITT comprou mais de 300 empresas na década de 1960, incluindo algumas aquisições hostis . As aquisições incluíram empresas bem conhecidas como a cadeia de hotéis Sheraton , a panificadora Wonder Bread  , e a locadora de autos  Avis Rent-a-Car . A ITT também absorveu operações menores em autopeças, energia, livros, semicondutores e cosméticos. Em 1966, adquiriu Educational Services, Inc., grande rede de instituições de ensino privada. Quando  decidiu adquirir a empresa de seguros  Hartford  em 1970, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com uma ação, e forçou a  ITT a alienar ativos iguais aos de Hartford, incluindo a Avis. 

As vendas da ITT cresceram de cerca de US $ 700 milhões em 1960 para US $ 8 bilhões em 1970, e seu lucro de US $ 29 milhões a US $ 550 milhões.  No final dos anos 1960, a fabricante britânica de eletrônicos Kolster-Brandes , tinha entrado em crise devido a  sua fabricação de televisão a cores, e se virou para ITT para obter ajuda. A  ITT comprou a empresa, e por algum tempo, produtos do Reino Unido foram comercializados com a marca "ITT KB", e em seguida, , apenas ITT. No final de 1970, ITT tinha uma boa presença no Reino Unido nos mercados de  televisão, áudio e produtos de rádio portáteis.
Em março de 1977 Lyman C. Hamilton foi nomeado CEO e Geneen tornou-se Presidente do Conselho. Em junho de 1979, enquanto Hamilton estava na Ásia, Geneen tomou conhecimento dos planos de Hamilton para alienar as empresas europeias de bens de consumo da ITT, e pressionou seus colegas membros da diretoria a demitir Hamilton. Em julho de 1979 Rand Araskog tornou-se CEO. Pouco tempo depois, Araskog insistiu para que o Conselho de Administração  destituísse  Geneen da Presidência, embora Geneen tenha permanecido no conselho por mais quatro anos. 
 Araskog durante as próximas duas décadas desmontou a ITT, vendendo a maior parte de suas participações.

A partir de 1977 a ITT apostou tudo no desenvolvimento e fabricação de um revolucionário sistema de comutação telefônica, o Sistema 1240, que lhe custou mais de US$ 1 Bilhão. As vendas iniciais para o México e Europa foram animadoras, mas nos Estados Unidos não conseguiu decolar, e isso selou a sorte da empresa em 1986. Na época ela era a segunda maior empresa de telecomunicações do mundo. Mas a partir desse ano vendeu seus negócios de produtos de telecomunicações internacionais, incluindo a ITT Kellogg , para a subsidiária da Alcatel Alsthom da Compagnie Générale d'Electricité (CGE), formando Alcatel NV (Holanda).  A ITT inicialmente manteve uma participação de 37%, mas em Março de 1992, vendeu essa parte.  Com isso terminou o envolvimento da ITT no setor de Telecomunicações.

Em 1997 anunciou sua fusão com a Starwood Hotels & Resorts Worldwide, desfazendo-se de todas as suas empresas fora do setor de hotelaria, e reinventando-se como Sheraton Hotels.

E foi assim que uma empresa gigante de Telecom se transformou em uma empresa gigante de Hotelaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário