Pablo Ruiz
Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que
passou a maior parte da sua vida na França.
É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges
Braque -, inventor da escultura construída, o
inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e
explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As
Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão
de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
Picasso, Henri Matisse e Marcel
Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram
desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do
século XX, responsável por importantes avanços na pintura,
na escultura,
na gravura e
nas cerâmicas.
O pintor de Málaga demonstrava
talento artístico desde jovem, pintando de forma realista por toda a sua
infância e adolescência. Durante a primeira década do século XX, o seu estilo
mudou graças aos seus experimentos com diferentes teorias, técnicas e ideias.
Sua obra geralmente é classificada em períodos. Enquanto os nomes de muitos dos
seus períodos finais são controversos, os períodos mais aceitos da sua obra são
o período azul (1901-1904), o período rosa
(1904-1906),
o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).
Excepcionalmente prolífico
durante a sua longa vida, Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna
graças às suas conquistas artísticas revolucionárias, tornando-se uma das mais
conhecidas figuras da arte do século XX.
Escultura no Daley Plaza (Chicago, Estados Unidos). |
Nasceu na cidade de Málaga,
em Andaluzia,
região da Espanha,
e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan
Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y
Picasso, filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco.
Em torno do seu nascimento
surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou para promover.
Segundo uma delas, Pablo nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe
acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe
fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar. O
seu nascimento no dia 25 de outubro de 1881, às onze e um quarto
da noite, seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que assim o
publicavam de boa vontade.
Roland Penrose, um dos mais
conhecidos biógrafos de Picasso, procurou nas suas origens a razão da sua
genialidade e da sua abertura à arte, algo natural na compreensão de um gênio.
Na geração dos seus pais são vários os vestígios. O seu pai era pintor e
desenhista, de bem medíocre talento. Don José dedicava-se a pintar os pombos
que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa.
Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros. A linhagem paterna
possibilitou-se estudar até ao ano de 1841.
Da descendência materna pesquisada, Dona María contava entre os antepassados
com dois pintores. As feições de Picasso são também semelhantes às da mãe.
Os primeiros dez anos de vida de
Pablo são passados em Málaga.
O salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de desenho
na Escuela de San Telmo a custo assegurava o sustento da
família. Quando lhe ofereceram uma colocação com melhor remuneração no
Instituto Eusébio da Guarda, no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a
necessidade, e junto com a família, don José parte para a Corunha,
capital de província à beira do Oceano Atlântico.
Os desenhos de
infância de Picasso representavam cenas de touradas.
Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito
anos, chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda
a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou
outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e fútil.
Picasso está zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão
injuriosa da sua relação com a mulher.
A preocupação principal do pai
com o pequeno Pablo era o seu aproveitamento escolar, mas nem por isso
dispensou a oportunidade de fomentar o talento do filho. Desenhar foi desde
cedo a forma mais adequada de Picasso se exprimir e, talvez por isso,
secundário.
Recusa claramente o ensino usual,
e encarrega-se ele próprio da sua formação artística.
Com treze anos, e seguindo o modelo do pai, Picasso atingira já a perícia do
progenitor (que também não era de grande refinamento). Ao contrário do que
apontam algumas listas, Picasso era destro, como se pode ver no célebre
documentário The Mystery of Picasso.
A família transferiu-se
novamente, desta vez a Barcelona, na primavera de 1895, e a prova de
admissão na escola de arte La Lonja é feita com sucesso. Os
trabalhos que deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de
poucos dias, ao cabo que o seu trabalho se destacava, inclusive, do dos finalistas. Com
quatorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada
academia de arte. Trabalhos académicos, que segundo o próprio, ao cabo de
vários anos o assustavam. Os trabalhos que fazia colocavam-no na série de
conceituados pintores de Barcelona, como Santiago Rusiñol e Isidro Nonell, e o
seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição
da época na cidade. Apesar
de ter optado por uma temática religiosa, este não deixa de ser um
acontecimento privado, do plano familiar. Apesar de realista e de satisfazer as
exigências académicas, por outro lado a obra acaba por ser uma tentativa de
combate ao convencionalismo.
Em Madrid, instalado num novo
atelier, inscreve-se na mais próspera e conceituada academia de artes
espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São
Fernando.
Constantemente, visitava o Museu do Prado, onde copiava os grandes mestres,
captava-lhes o estilo e tentava imitá-lo, o que se revelou, por um lado, um
avanço, pois desenvolvia capacidade efémeras, e por outro lado, uma estagnação
de um génio criativo limitado à cópia do trabalho dos históricos, cujas obras
também vieram a ser alvo de uma revisitação e reinterpretação de Picasso em
fases mais avançadas.
Porém, a sua estadia em Madrid é
interrompida. No início de Julho daquele ano, Picasso adoece com escarlatina e
a recuperação obriga-o a retornar a Barcelona, recolhendo-se logo a seguir com
Manuel Pallarés, seu amigo, para a aldeia Horta de Ebro, nos Pirenéus.
O recolhimento ajudou-o a restabelecer novos e ambiciosos projetos que levou a
cabo assim que regressou a Barcelona. Afastara-se da academia e do lar paterno,
e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola, mantendo-se em contato com
os seus representantes mais célebres. O espaço de cultura da vanguarda
espanhola era o café Els Quatr Gats.
Ali conheceu os modernistas e rivalizou com a arte destes, influenciada pela Arte Nova francesa
e pelas vanguardas britânicas.
Em 1900, nas instalações do mesmo
estabelecimento, abre ao público a sua primeira exposição. Entretanto, o desejo
de conhecer Paris aumentava ainda mais.
Picasso, Halmstad. |
Picasso em Paris
Após iniciar como estudante de
arte em Madrid,
Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística
da Europa.
Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o
ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso
durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema
pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram
que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.
Em 1901 com Soler, um
amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro número é
todo ilustrado por ele. Foi a partir dessa data que Picasso passou a assinar os
seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y
Picasso”.
Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a
solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas
pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava durante
a noite até o amanhecer. Em Paris, Picasso conheceu um selecto grupo de amigos célebres
nos bairros de Montmartre e Montparnasse: André Breton, Guillaume Apollinaire e a
escritora Gertrude Stein.
Na fase rosa há abundância de
tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins,
artistas de circo,
o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra,
sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas,
ibérica e africana, era o protocubismo, o
antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude
Stein (1905 - 1906) revela um tratamento
do rosto em forma de máscara.
Em 1912, Picasso realizou sua
primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos,
embalagens de cigarros.
Apaixonou-se por Olga Koklova,
uma bailarina.
Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o
artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga
engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Em 1927 conhece Marie-Thérèse
Walter, uma jovem francesa com 17 anos, e com a qual o artista manteve uma
relação amorosa.
Nos primeiros tempos, a presença
da jovem musa nos quadros de Picasso manteve-se oculta, uma vez que o pintor continuava
casado com a russa Olga Khokhlova.
A divulgação pública dos retratos
de Marie-Thérèse acabou por precipitar a revelação da relação secreta. Em
1935 teve uma filha de Marie-Thérèse, chamada Maya Widmaier-Picasso.
Entre o começo e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), dedica-se também
à escultura, gravação e cerâmica.
Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte,
água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre
linóleo colorido. Além disso, sua dedicação à arte escultórica era
esporádica. Cabeça de Búfalo, Metamorfose é um grande exemplo
de seu trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a
partir de junção de diferentes materiais.
Assinatura de Picasso. |
Em 1943, Picasso conhece a
pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma,
encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87 anos,
produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando
os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas. Anos mais tarde, uma operação
da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas
actividades. Como uma honra especial a ele, no seu 90.º aniversário, são
comemorados com exposição na grande galeria do Museu do
Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus
trabalhos no famoso museu francês.
Pablo Picasso morreu a 8 de abril
de 1973 em Mougins, França,
com 91 anos de idade. Na noite anterior ele havia brindado com os amigos
dizendo “Bebam à minha saúde. Vocês sabem que não posso beber mais.” Picasso
depois teria ido pintar até três da manhã antes de ir dormir. Acordou na manhã
seguinte com dores no peito e sem conseguir se levantar, morrendo poucos
minutos depois de um infarte. Encontra-se sepultado no Castelo de
Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença-Alpes-Costa Azul, sul de França.
Biografia cronológica
- 1881 - 25 de
Outubro. Nasce em Málaga Pablo
Ruiz Picasso, filho de Maria Picasso Lopez e José Ruiz Blasco.
- 1881 - 21 de
Novembro. É batizado na Igreja de Santiago em Málaga,
pelo padre José Fernández Quintero, celebrado o casamento de seus pais.
- 1888 -
Influenciado pelo pai, começa a desenhar e pintar.
- 1893/1894 -
Picasso dá início ao seu trabalho artístico sob a orientação do pai.
- 1896 -
Frequenta as aulas de desenho de La Lonja;
é muito elogiado nos exames de admissão à escola.
- 1897 -
Faz parte do grupo boémio de Barcelona;
a primeira exposição é realizada em Els Quatre Gats, a
sede do grupo; a primeira crítica sobre seu trabalho é publicada em La
Vanguardia. Faz amizade com Jaime Sabartés e
outros jovens artistas e intelectuais, que o introduzem no universo dos
movimentos de pintura modernos (Toulouse-Lautrec, Steinlen etc.).
Seu quadro Ciencia y Caridad (Ciência e Caridade) recebe
menção honrosa em Madrid. No outono é admitido no curso de
pintura da Academia Real de San Fernando em Madrid.
- 1898 -
Deixa a academia. Seu quadro Costumbres de Aragon (Hábitos de Aragão)
recebe prémios em Madrid e Málaga.
- 1900 -
Desenhos seus foram publicados na revista Joventut, revista
de Barcelona.
Vende três rascunhos a Berthe Weill.
- 1901 -
Funda com Soler, em Madrid, a revista Arte Joven. O primeiro
número é todo ilustrado por ele. Faz exposição de trabalhos em pastel no
Salon Parés (Barcelona). Críticas elogiosas são
publicadas em Pel y Ploma. Expõe no espaço Vollard em Paris.
Crítica positiva é publicada em La Revue Blanche. Encontra Max
Jacob e Gustave Coquiot. Tem
início o período azul. Passa a assinar seus
trabalhos simplesmente como "Picasso"; anteriormente assinava
"Pablo Ruiz y Picasso".
- 1902 -
Expõe 30 trabalhos no espaço de Berthe Weill em Paris.
Divide um quarto com Max Jacob no Boulevard Voltaire.
- 1904 -
Instala-se em Paris. Final do período azul.
- 1905 -
Compram algumas das suas pinturas. Início do período rosa. Começa a
fazer esculturas e gravuras.
Pinta Garçon à la pipe e Auto-retrato com capa,
um dos seus quadros mais famosos.
- 1906 -
Conhece Matisse que, juntamente com os
fauves, chocara o público no Salão de Outono do ano anterior. Época de
transição para esculturas.
- 1907 -
Conhece Georges Braque e Derain.
Visita a exposição de Cézanne no
Salão de Outono. Começa a fase cubista com o quadro Les
Demoiselles d'Avignon.
- 1908 -
Faz as primeiras paisagens claramente cubistas. Faz a primeira exposição
na Alemanha (Galeria
Thannhauser, Munique).
- 1910 -
Florescimento do cubismo. Faz retratos de Vollard, Uhde,
Kahnweiler.
- 1911 -
Primeira exposição nos Estados
Unidos (Galeria Photo-Secession, Nova York). Kahnweiler
publica Saint Matorel, de Max
Jacob, com ilustrações de Picasso.
- 1912 -
Faz sua primeira exposição em Londres (Galeria
Stafford, Londres). Expõe em Barcelona (Galeria
Dalman). Dá início às colagens.
- 1913 -
Morte do pai de Picasso em Barcelona.
Inicia o cubismo sintético.
- 1915 -
Faz retratos com desenhos realistas de Vollard e Max
Jacob.
- 1917 -
Vai a Roma com Jean
Cocteau para criar cenografia para o balé Parade, dirigido
pelo grupo de Diaghilev, Os Balés Russos. Mantém
contacto com o mundo do teatro. Encontra Stravinsky e Olga
Koklova. Visita museus e vê arte antiga e do período do Renascimento em Roma, Nápoles, Pompeia,
e Florença. Passa o verão em Barcelona e Madrid.
- 1918 -
Casa-se com Olga Koklova.
- 1919 -
Vai a Londres e
faz desenhos para Le Tricorne.
- 1920 -
Faz cenários para Pulcinella, de Stravinsky.
Surgem temas clássicos em seus trabalhos.
- 1921 -
Nascimento de Paul (seu 1º filho). Faz muitos desenhos da mãe com a
criança. Faz cenário para o balé Cuadro Flamenco. Faz as duas versões
de Os Três Músicos e Três Mulheres na Primavera,
trabalho usando diversos estilos.
- 1924 -
Faz cenários para o balé Le Mercure; desenha a cortina para o Le Train
Bleu. Dá início à série de grandes naturezas mortas.
- 1925 -
Participa da primeira exposição dos surrealistas na Galeria Pierre
em Paris.
Além dos trabalhos clássicos, produz suas primeiras obras que apresentam
uma violência contida.
- 1927 -
Conhece Marie-Thérèse Walter, ela com 17 anos e ele 45.
- 1928 -
Faz uma série de pequenas pinturas com cores vivas, com formas
audaciosamente simplificadas. Dá início a um novo período em suas
esculturas.
- 1930 -
Adquire o Castelo de Boisgeloup, e nele monta seu estúdio de esculturas.
- 1931 -
São publicados Le Chef-D'oeuvre Inconnu de Balzac (Vollard)
e as Métamorphoses de Ovídio (Skira), ambos ilustrados
com gravuras de Picasso.
- 1932 -
Exposições retrospectivas em Paris (Galeria
Georges Petit) e em Zurique (Kunsthaus). Um novo modelo,
Marie-Thérèse Walter, começa a aparecer nas pinturas de Picasso.
- 1934 -
Volta a pintar touradas.
- 1935 -
Separação definitiva de Olga
Koklova. Nascimento de Maia, filha de Marie-Thérèse Walter e
do pintor.
- 1936 -
Início da Guerra Civil Espanhola. Faz exposição
itinerante pela Espanha. É nomeado director do Museu do
Prado.
- 1937 -
Edita gravura Sueño y Mentira de Franco (Sonho e Mentira
de Franco) com texto satírico de sua própria autoria. Depois do ataque
aéreo em Guernica (em 28 de abril) pinta
o mural para o Pavilhão da República Espanhola (Feira Mundial de Paris).
- 1939 -
Grande exposição retrospectiva é feita em Nova
York (Museum of Modern Art). Morre a mãe de Picasso
em Barcelona.
Depois do início da Segunda Guerra Mundial, volta a Paris.
- 1941 -
Escreve uma peça surrealista Desejo Pego pela Cauda. Começa a
série Mulher na Poltrona.
- 1941 -
Pinta o famoso quadro Dora Maar au chat.
- 1942 -
Publicação de ilustrações com gravuras em
água-tinta para o livro Histoire Naturelle de Buffon.
- 1945 -
Exposição em Londres (Victoria and Albert Museum).
Volta a fazer litografias.
- 1946 -
Dá início à série de pinturas que têm por tema a alegria de viver.
- 1947 -
Nascimento do filho Claude. Faz litografias e
começa a fazer cerâmica na fábrica Madoura.
- 1948 -
Exposição de cerâmicas na Masion de la Pensée Française (Paris).
- 1949 -
Nasce sua filha Paloma. Expõe trabalhos iniciados a partir
do início da guerra na Maison de la Pensée Française. A Pomba de
Picasso é usada em cartaz do Congresso pela Paz de Paris e
se torna símbolo universal.
- 1951 - Expõe esculturas na
Maison de la Pensée Française. Faz exposição retrospectiva
em Tóquio.
Pinta Massacre na Coreia.
- 1952 -
Pinta Guerra e Paz em Vallauris.
- 1953 -
Exposições retrospectivas em Lyon, Roma, Milão, São
Paulo. Separa-se de Françoise Gilot.
- 1954 -
Pinta a série Sylvette. Inicia uma série de estudos com base
em As Mulheres de Argel, de Delacroix.
- 1955 -
Morte de Olga Koklova, sua ex-mulher. Expõe no Musée des Arts Décoratifs e
na Bibliotèque Nationale em Paris e
na Alemanha.
- 1956 -
Faz série de cenas de interiores de estúdios. Aparece no
documentário Le Mystère Picasso.
- 1957 -
Exposição retrospectiva em Nova
York. Faz série de estudos baseado em As Meninas,
de Velázquez.
- 1958 -
Pinta o mural do prédio da Unesco em Paris.
Adquire o castelo de Vauvenargues, perto de Aix.
- 1959 -
Expõe linóleos.
- 1960 -
Explora temas com naturezas mortas e interiores de inspiração espanhola.
- 1961 -
Faz estudos sobre Déjeuner sur l'herbe, de Manet.
Casa-se com Jacqueline Roque.
- 1962 -
Série sobre o tema "Rapto das Sabinas". Recebe o Prêmio Lênin da Paz.
- 1963 -
Série sobre o tema "O Pintor e seu Modelo".
- 1964 -
Série sobre o tema "O Pintor e seu Cavalete".
- 1965 -
Publicação de Sable Mouvant, de Pierre Reverdy com água-tintas
de Picasso.
- 1966 -
Seus 85 anos são comemorados com três exposições simultâneas em Paris.
- 1967 -
São feitas exposições comemorativas em Londres e
nos Estados Unidos. Ele volta a temas
mitológicos.
- 1968 -
A série integra 347 gravuras, a maioria com temas eróticos.
Depois da morte de seu secretário e confidente Jaime Sabartés, ele doa sua
série sobre As Meninas ao museu
Picasso, de Barcelona.
- 1969 -
Pinta 140 telas que são expostas no ano seguinte no Palais des Popes em Avinhão.
- 1970 -
Doa 2.000 telas a óleo e desenhos ao Museu Picasso de Barcelona.
- 1971 -
Seus 90 anos são comemorados com exposição na Grande Galeria do Museu do Louvre. Torna-se o primeiro
artista a receber esta honraria.
- 1972 -
Trabalha quase que somente com preto e branco em seus desenhos e gravuras.
- 1973 -
Morre em 8 de Abril em sua vila em Mougins, França.
A sua primeira exposição póstuma (em maio) incluiu trabalhos feitos entre
1970 e 1972 e realizou-se no Palácio dos Papas, em Avinhão.
Posicionamento político
Apesar de expressar publicamente
sua simpatia com relação às ideias anarquistas e comunistas e, por outro lado,
através da arte expressar sua raiva diante das ações de Franco e
dos Fascistas,
Picasso se recusou a pegar em armas na Primeira Guerra Mundial, na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial.
Ao chegar em Paris em 5 de Maio de 1901 Picasso morou na
casa de Pierre Manach, um anarquista espanhol e
negociador de artes do qual era amigo. Por este motivo, desde aquela época,
Picasso seria investigado pela polícia francesa. Em
algumas ocasiões o jovem Picasso teria até mesmo se auto-denominado anarquista,
fato este que levantou ainda mais suspeitas das forças de ordem contra ele.
No entanto, durante a Guerra Civil Espanhola, Picasso, que
continuava vivendo na França, mesmo tomando partido pelo lado dos Republicanos,
teria se recusado a retornar ao seu país de origem. O serviço militar para os
espanhóis no estrangeiro era opcional e envolveria um retorno voluntário ao
país para alistamento a um dos dois lados. Muitas especulações são feitas a
respeito de sua recusa de tomar lugar na guerra. Na opinião de alguns de seus
contemporâneos esta decisão foi tomada baseada nos ideais de pacifismo de
Picasso; no entanto, para outros (incluindo aqui Braque)
essa neutralidade aparente tinha mais a ver com covardia do que com princípios.
Ele também permaneceu à parte do
movimento de independência da Catalunha durante
sua juventude, apesar de ter expresso seu apoio geral e ter sido amigável com
os ativistas da independência. A esta época filiou-se ao Partido
Comunista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso permaneceu
em Paris quando
os alemães ocuparam a cidade. Os Nazistas odiavam
seu estilo de pintura, portanto ele não pôde mostrar seu trabalho durante
aquela época. Em seu estúdio, ele continuou a pintar durante todo o tempo.
Embora os alemães tivessem proibido a fundição do bronze,
Picasso continuou a trabalhar mesmo assim, usando bronze contrabandeado
pela resistência francesa.
No ano de 1947, ao fim da Segunda
Guerra, Picasso conheceu Miguel García Vivancos, um anarquista
veterano da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial e pintor até
então desconhecido. Impressionado com Vivancos, Picasso o acolheu em sua casa,
se interessando por sua pintura e sua história. Posteriormente, e em parte pela
influência de Picasso, Vivancos se tornaria um grande pintor espanhol.
Ainda na década de 1940 Picasso
voltou a se filiar ao Partido Comunista francês,
e até mesmo participou de uma conferência de paz na Polônia.
Mas quando o Partido começou a criticá-lo por causa de um retrato considerado
insuficientemente realista de Stálin,
o interesse de Picasso pelo Comunismo esfriou,
embora tenha permanecido como membro do Partido até sua morte.
Guernica
Uma das obras mais conhecidas de
Picasso é o mural Guernica, em exposição no Museu Nacional Centro de Arte Rainha
Sofia, em Madrid. Retrata, da maneira muito peculiar do artista, a cidade basca de Guernica,
após bombardeio pelos aviões da Luftwaffe de Adolf Hitler.
Esta grande tela incorpora para muitos a desumanidade, brutalidade e
desesperança da guerra.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso continuou
vivendo em Paris durante
a ocupação alemã. Tendo fama de simpatizante comunista, era alvo de controles
frequentes pelos alemães. Durante uma revista do seu apartamento parisiense, um
oficial nazista observou uma fotografia do mural Guernica na
parede e, apontando para a imagem, perguntou: Foi você quem fez isso? E
Picasso respondeu, após um segundo de reflexão: Não, vocês o fizeram.
A obra de Picasso é muitas vezes
classificada em períodos: Azul (1901–1904), Rosa (1905–1907), Africano
(1907–1909), Cubismo Analítico (1909–1912) e Cubismo Sintético
(1912–1919).
Antes de 1901
Seus primeiros trabalhos estão no
Museu Picasso em Barcelona. Principais obras do período:
- A Primeira Comunhão (1896),
uma grande composição que mostra sua irmã, Lola.
- Retrato da Tia Pepa
Período Azul
Consiste em obras sombrias em
tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava
prostitutas e mendigos e sua influência veio de viagens pela Espanha e
do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos de seu
amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O
mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego
e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A
cegueira é um tema recorrente no período e está também em The
Blindman's Meal e no retrato Celestina. Outros temas
frequentes são artistas, acrobatas e arlequins. O arlequim se
tornou um símbolo pessoal para Picasso.
Período Rosa
O Período Rosa (1905–1907) é
caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e
novamente com muitos arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por
Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.
"Les Demoiselles d'Avignon" uma das obras mais conhecidas do pintor (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). |
Período Africano
O Período Africano de Picasso
(1907–1909) começou com duas figuras inspiradas na África em
seu quadro Les Demoiselles d'Avignon. Ideias deste período levaram
ao posterior Cubismo.
Cubismo
analítico
É um estilo de pintura
(1909–1912) que Picasso desenvolveu com Braque usando
cores marrons monocromáticas. Eles pegaram objetos e os analisaram em suas
formas. A pinturas de Picasso e Braque eram
muito semelhantes nesse período.
Cubismo
sintético
É um desenvolvimento posterior
(1912–1919) do Cubismo no qual fragmentos de papel (papel de parede ou
jornais) eram colados em composições, marcado o primeiro uso da colagem nas
artes plásticas.
Classicismo e
surrealismo
No período seguinte ao caos da
Primeira Guerra Mundial, Picasso produziu obras em um estilo neoclássico. Este
"retorno à ordem" é evidente no trabalho de vários artistas europeus
na década de 20, incluindo Derain, Giorgio de
Chirico, e os artistas do New Objectivity Movement. As pinturas e textos de
Picasso deste período frequentemente citam o trabalho de Ingres.
Durante os anos 30,
o minotauro substituiu o arlequim como motivação que ele usou em seu trabalho.
Seu uso do minotauro veio parcialmente de seu contato com os surrealistas, que
normalmente o usavam como símbolo, e aparece em Guernica.
Possivelmente o trabalho mais
importante de Picasso é sua visão do bombardeio alemão em Guernica, Espanha —
Guernica. Esta pintura representa para muitos a brutalidade e desesperança da
guerra. Guernica esteve em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York por
vários anos. Em 1981, Guernica voltou para a Espanha e foi exibida no Casón del
Buen Retiro. Em 1992, a pintura ficou em exposição no Museu de Reina Sofia em
Madri quando ele abriu.
A poesia
Praticamente desconhecido do
público é o fato de que Picasso escreveu poesia. Alguns de seus poemas foram
recolhidos em antologias de poemas surrealistas.
Em 1961, na Espanha, foi
publicado um livro (Trozo de Piel) contendo alguns poemas de Picasso,
descobertos pelo Prêmio Nobel da Literatura Camilo José Cela. Considera-se que estes poemas
têm algo de expressionistas.
Uma edição completa das suas
obras poéticas foi publicada pela editora Gallimard em
1979, na França. Na obra póstuma, nomeada "Picasso. Écrits", Michael Leiris, poeta
surrealista amigo de Picasso, pertencente ao grupo de Surrealistas para quem o
artista espanhol costumava ler seus poemas, aponta para o Picasso poeta que dá
livre curso ao inconsciente, representando "não coisas da ordem do que se
passa realmente, mas coisas que lhe passam pela cabeça" . Por
volta de 1935, o pintor realmente estava entusiasmado com a escrita, praticando
uma poesia próxima do Surrealismo.
Em 2006, o pesquisador Rafael
Inglada, considerado um dos principais estudiosos da vida e obra de Picasso,
reuniu 39 poemas escritos pelo artista entre 1894 e 1968, com o título
"Textos espanhóis". O título se deve ao fato de que, mesmo quando
escritos em francês, os motivos (touros, gastronomia, hábitos e costumes) do
autor têm sempre referências predominantemente espanholas. Para o pesquisador,
é no Picasso poeta que aparece "o Picasso claramente espanhol, andaluz e
malaguenho".
Em 2008, foram publicados mais de
100 poemas em prosa do autor, na Espanha,
descobertos apenas em 1989. Apresentando a diversidade que caracteriza a sua
obra plástica, os textos se aproximam do estilo da colagem picassiana, sem
estrutura lógico-formal, compostos de "jogos de palavras, simbolismos e
descrições visuais... delirantes e descabeladas".
Leilões
A obra "Mulheres de Argel
(versão 0)" (Les Femmes d'Alger) foi leiloada por 179,36 milhões de
dólares (cerca de 160 milhões de euros) em 11 de maio de 2015 na Casa
Christie's de Nova York, tornando-se na obra de arte mais cara de sempre.
O recorde para um Picasso
pertencia a "Nu, folhas verdes e busto", vendido
por 106,4 milhões de dólares em 2010.
Em 5 de novembro de 2015, foi
leiloada a obra La Gommeuse pela Sotheby's em Nova Iorque que
tinha o valor estimado 53 milhões de euros (60 milhões de dólares) e foi
vendida por 67,5 milhões de dólares.
A pintura "mulher
sentada" tornou-se em 21 de junho de 2016 na obra cubista mais cara a ser
vendida em leilão pela Sotheby's, por 56,3 milhões de euros.
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