Rita Hayworth (nome artístico de Margarita Carmen Cansino; Nova Iorque, 17 de outubro de 1918 — Nova Iorque, 14 de maio de 1987) foi uma atriz norte-americana de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu o auge na década de 1940 e tornou-se um mito eterno do cinema.
Vida e carreira
Nasceu com o nome de Margarita Carmem Cansino, no Brooklyn,
na cidade de Nova Iorque. Era filha do dançarino
flamenco Eduardo Cansino, natural de Castilleja de la Cuesta, e de Volga
Hayworth, chefes de uma famosa família de dançarinos ciganos espanhóis.
Seu pai queria que ela se tornasse dançarina, enquanto a mãe desejava que ela
fosse atriz. Seu avô, Antonio Cansino, era o maior expoente de Dança Clássica
Espanhola, sua escola de dança em Madrid era
mundialmente famosa, e foi ele quem deu a Rita, sua primeira lição de dança.
Assim que ela fez três anos e meio, começou a ter aulas de dança. Ela não
gostava, mas não teve coragem de contar para o pai. Durante vários anos ela
frequentou diariamente aulas de dança no Carnegie Hall,
sob a instrução de seu tio Angel Cansino.
Com oito anos de idade, sua família se mudou para o oeste
de Hollywood, onde criaram seu própria Escola de dança. Famosos artistas de
Hollywood receberam treinamento do próprio Eduardo
Cansino, incluindo James Cagney e Jean Harlow.
Com a Grande Depressão, os negócios da família faliram. Os Musicais já não
estavam na moda, e ninguém mais tinha tempo para aulas de dança em um período
econômico tão difícil. Mas quando um sócio do sobrinho de Cansino, que estava
dançando em um musical quebrou a perna, Volga sugeriu
que Rita fizesse o papel.
A ideia de Volga deu um grande plano para Eduardo: fazer parceria com a filha no número de vaudeville que ele já possuía, chamado "The Dancing Cansinos". Como Rita não tinha idade suficiente para trabalhar nas casas noturnas e bares da Califórnia, ela e seu pai viajaram pela fronteira até a cidade de Tijuana no México, um local turístico popular para os cidadãos de Los Angeles no início da década de 1930. Rita trabalhou em lugares como o Foreign Club e o Caliente Club.
Foi no "Caliente Club", em 1935, que Rita foi
descoberta pelo diretor da Fox Film Corporation, Winfield Sheehan.
Uma semana depois, Rita foi levada para Hollywood,
para fazer um teste na Fox. Impressionado com o seu desempenho,
Sheehan, assinou um contrato de seis meses com Rita (Agora conhecida como Rita
Cansino).
Durante seu período na Fox, Rita apareceu em cinco filmes, nos
quais seus papeis não foram nem importantes nem memoráveis. Estreou como
coadjuvante/secundária em Sob o Luar dos Pampas (Under the
Pampas Moon, 1935), um faroeste passado na Argentina,
estrelado por Warner Baxter. Foi escalada para vários outros
papéis pequenos, nos quais se destacou por seus dotes para a dança e por sua
beleza. Com o final de seu contrato de seis meses, o então Produtor
Executivo Darryl F. Zanuck não se interessou por ela
e não renovou seu contrato.
Em 1937, já com 18 anos, casou-se com seu empresário,
Edward Judson, que tinha o dobro de sua idade. Mesmo, ela tendo sido abandonada
pela Fox, Judson conseguiu para ela vários
papeis em filmes independentes, e finalmente conseguiu marcar um teste com
a Columbia Pictures, estúdio que tentava se
firmar como um dos grandes de Hollywood e,
por isso, necessitava ardentemente de estrelas importantes. O Chefão do
estúdio, Harry Cohn, logo assinou um contrato de longo prazo. Rita começou a
fazer pequenos papeis nos filmes da Columbia.
Cohn disse que a imagem de Rita era muito mediterrânea,
o que causou que ela fizesse vários papéis Hispânicos. Rita passou por uma
dolorosa eletrólise para aumentar a testa e acentuar o Pico de Viúva. Quando
estreou na Columbia, ela havia mudado a cor do seu cabelo,
de castanho para um tom de ruivo, e passara a se chamar Rita Hayworth (Usando o
nome de solteira de sua mãe).
Tornando-se estrela
Rita passou por uma difícil transição de dançarina de
cabaré para estrela de cinema. Ela era, em primeiro lugar, uma dançarina;
tornar-se atriz foi uma maneira de ganhar a vida.
A colunista de fofocas Louella Parsons, achou que Rita
Hayworth não seria bem sucedida. Ela a conheceu justamente quando ela estava
começando, e a viu como uma garota "tímida" e
que "não podia olhar estranhos nos olhos" e cuja voz
era tão baixo que mal podia ser ouvida.
A Columbia,
parecia não saber o que fazer com ela. Em 1935, quando tinha 17 anos, ela foi
retirada do elenco de Ramona e substituída por Loretta Young. "Foi
a pior decepção da minha vida", disse Rita. Ela ficou arrasada, mas
não desistiu. Rita continuou a aparecer em uma série infindável de produções B,
ora como protagonista, ora como coadjuvante/secundária. Em 1939, Cohn
pressionou o diretor Howard Hawks a usar Rita para um papel
pequeno, mas importante, em Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings), um grande sucesso
de bilheteria estrelado por Cary Grant e Jean Arthur,
. Cohn começou a ver Rita Hayworth, como sua primeira estrela (o estúdio nunca
teve oficialmente grandes estrelas sob contrato, com exceção de Jean Arthur,
que estava tentando sair do seu contrato com a Columbia).
No ano seguinte, Harry Cohn, começou a construir Rita
Hayworth, usando-a em filmes como Melodias do Meu Coração (Music
in My Heart), Protegida do Papai (The Lady In Quenstion)
e Anjos da Broadway (Angels Over
Broadway). Mas sua sorte só começou realmente a mudar quando foi emprestada
à MGM para fazer o terceiro papel feminino
de Uma Mulher Original (Susan and God, 1940), de George Cukor,
drama estrelado por Joan Crawford e Fredric March.
No ano seguinte, novo empréstimo, agora para a Warner Bros.,
onde foi o segundo nome feminino em Uma Loira com Açúcar (The
Strawberry Blonde, 1941), comédia de Raoul Walsh,
com James Cagney e Olivia de Havilland. Um sucesso de bilheteria,
que deu grande popularidade para Rita Hayworth, que imediatamente se tornou uma
das propriedades mais quentes de Hollywood.
A Warner ficou
tão impressionada com ela, que tentou comprar seu contrato da Columbia,
mas Harry Cohn se recusou a libera-la.
Ainda em 1941, seu sucesso na Warner Bros. levou-a
a ser emprestada à Fox, para interpretar Doña Sol na
superprodução Sangue e Areia (Blood and
Sand), drama de Rouben Mamoulian,
estrelado por Tyrone Power e Linda Darnell.
Este filme lançou-a como o símbolo
sexual por excelência de toda aquela década.
Nos anos que se seguiram, Rita brilhou em musicais da
Columbia, como Ao Compasso do Amor (You'll Never
Get Rich, 1941), Bonita Como Nunca (You Were Never Lovelier,
1942), ambos com Fred Astaire e Modelos (Cover
Girl, 1944), com Gene Kelly, firmando-se como uma das maiores
dançarinas das telas e a maior estrela romântica dos anos 1940. Porém, a
chegada do sucesso profissional coincidiu com a crise em seu casamento, que
acabou em divórcio em 1942.
Gilda
A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres
mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua
beleza, o clássico noir Gilda (Gilda,
1946), de Charles Vidor, ao lado
de Glenn Ford,
com quem já atuara antes em Protegida do Papai (The Lady in
Question, 1940), também de Vidor. O marcante, ainda que brevíssimo, strip-tease de
Rita (na verdade o strip-tease é sugerido pois ela tira apenas
a comprida luva de um dos braços) e a bofetada que ela recebe de Ford, ajudaram
a engrossar a enorme bilheteria que o filme recebeu em todo o mundo.
Gilda, o
filme mais importante de sua carreira, também marcou o início de seu lento
declínio em Hollywood. Assim como, na frase precisa da campanha publicitária,
"nunca houve uma mulher como Gilda", assim também nunca mais Rita
conseguiu repetir esse êxito, apesar de ter continuado a trabalhar em produções
de sucesso.
Com Orson Welles, com quem se casara em 1943, Rita estrelou A Dama de Xangai (The Lady from Shanghai, 1948). O filme não agradou nem aos fãs nem à crítica, em parte porque Welles pediu-lhe que cortasse o cabelo e o pintasse de louro, além de matar sua personagem no final. No mesmo ano, Os Amores de Carmen (The Loves of Carmen), também de Charles Vidor, reuniu-a novamente com Glenn Ford. A química funcionou outra vez e o filme foi sucesso. Em 1952, fez Uma Viúva em Trinidad (Affair in Trinidad), de Vincent Sherman, atuando pela quarta vez ao lado de Ford. Seus dois filmes do ano seguinte foram dois grandes escândalos, pelo seus temas: Salomé (Salome, 1953), de William Dieterle, com Stewart Granger, onde fez o personagem bíblico que pediu a execução de João Batista e A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson, 1953), de Curtis Bernhardt, com Jose Ferrer, em que Rita interpreta uma pecadora que seduz um reverendo. Seu último grande sucesso foi Meus Dois Carinhos (Pal Joey, 1957), de George Sidney, com Rita dividindo a cena com Frank Sinatra e Kim Novak, considerada a nova rainha da Columbia. Na hora de decidir quem encabeçaria o elenco, Sinatra resolveu a questão: "O direito de ter o nome em primeiro lugar pertence a Rita Hayworth. Ela é a Columbia Pictures e sempre será".
Rita ainda faria vários outros filmes, inclusive na Europa,
mas seus dias de glória e sua época já eram coisa do passado. Trabalhou pela
quinta vez com Glenn Ford, em O Dinheiro É a Armadilha (The
Money Trap, 1966), de Burt Kennedy, e encerrou a carreira com A
Ira Divina (The Wrath of God, 1972), ao lado de Robert
Mitchum. Coincidentemente, este último é um faroeste, como seu
primeiro trabalho, e assim o círculo se completa.
Vida privada
Rita casou-se cinco vezes: a primeira com Edward C.
Judson (1937- 1942); a segunda com Orson Welles (1943-1948),
com quem teve uma filha, Rebecca; a terceira com o príncipe Aly Khan (1949-1953),
com quem teve princesa Yasmin Aga Khan; a quarta com o cantor Dick Haymes (1953-1955),
e a última com James Hill (1958-1961). Todos seus casamentos terminaram
em divórcio.
Considerada por muitos a mulher mais bonita da história do cinema, a despeito
de Greta Garbo e Marilyn
Monroe, a atriz definia seu insucesso no amor com a seguinte frase,
que resiste à passagem do tempo: "A maioria dos homens se apaixona por
Gilda, mas acorda comigo".
Morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos
sessenta e nove anos, vítima do mal de
Alzheimer, do qual padecia desde a década de
1960, mas que só foi diagnosticado em 1980. Está sepultada no
Cemitério de Holy Cross em Culver City, Califórnia.[3]
Filmografia
Todos os títulos em português referem-se a exibições
no Brasil.
Foram omitidos os filmes em que ela aparece sem créditos, geralmente como
dançarina.[1][4]
Como Rita Cansino
·
1935
Sob o Luar dos Pampas (Under the Pampas Moon)
·
1935
Charlie Chan no Egito (Charlie Chan in Egypt); série Charlie Chan
·
1935
A Nave de Satã ( Dante's Inferno)
·
1935
Perdida na Metrópole (Paddy O'Day)
·
1936
Carga Humana (Human Cargo)
·
1936
A Astúcia de Nero Wolfe (Meet Nero Wolfe)
·
1936
A Tentadora (Rebellion)
·
1937
A Rainha da Louisiana (Old Louisiana)
·
1937
Soberanos da Sela (Hit the Saddle); série The Three Mesquiteers
·
1937
Barulho no Texas (Trouble in Texas);
Como Rita Hayworth
·
1937
Criminosos do Ar (Criminals of the Air)
·
1937
Jogo de Saias (Girls Can Play)
·
1937
Jogo Que Mata (The Game That Kills)
·
1937
Dançamos Para Viver (Paid to Dance)
·
1937
A Sombra da Morte (The Shadow)
·
1938
Luzes da Acusação (Who Killed Gail Preston?)
·
1938 Special
Inspector
·
1938
Sempre a Mulher (There's Always a Woman)
·
1938
Sacrifício de Irmã (Convicted)
·
1938
Filhas do Desprezo (Juvenile Court)
·
1939
No Campo Inimigo (The Renegade Ranger)
·
1939
O Braço da Lei (Homicide Bureau)
·
1939
Álibi Nupcial (The Lone Wolf Spy Hunt); série Lone Wolf
·
1939 Paraíso
Infernal (Only
Angels Have Wings)
·
1940
Melodias do Meu Coração (Music in My Heart)
·
1940
Florisbela Quer o Divórcio (Blondie on a Budget); série Blondie; último
filme B
·
1940
Uma Mulher Original (Susan and God)
·
1940
Protegida do Papai (The Lady in Question)
·
1940
Anjos da Broadway (Angels Over Broadway)
·
1941 Uma Loura com Açúcar (The
Strawberry Blonde)
·
1941
Volta Para Mim (Affectionately Yours)
·
1941 Sangue e Areia (Blood and Sand)
·
1941
Ao Compasso do Amor (You'll Never Get Rich)
·
1942 Minha
Namorada Favorita (My Gal Sal)
·
1942 Seis Destinos (Tales
of Manhattan)
·
1942 Bonita Como Nunca (You Were Never
Lovelier)
·
1944 Modelos(Cover
Girl)
·
1945
O Coração de Uma Cidade (Tonight and Every Night)
·
1946 Gilda (Gilda)
·
1947 Quando os Deuses Amam (Down to
Earth)
·
1948 A Dama de
Xangai(The Lady
from Shanghai)
·
1948
Os Amores de Carmen (The Loves of Carmen)
·
1952
Uma Viúva em Trinidad (Affair in Trinidad)
·
1953 Salomé (Salome)
·
1953
A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson)
·
1957 Lábios de
Fogo (Fire Down Below)
·
1957 Meus Dois
Carinhos(Pal Joey)
·
1958 Vidas
Separadas(Separate Tables)
·
1959
Heróis de Barro (They Came to Cordura)
·
1959
Drama na Página Um (The Story on Page One)
·
1962 O Sétimo Mandamento (The Happy Thieves)
·
1964
O Mundo do Circo (Circus World)
·
1966
Dinheiro É a Armadilha (The Money Trap)
·
1966
O Ópio Também É Uma Flor (The Poppy Is Also a Flower)
·
1967
O Heroico Lobo-do-Mar (L'Avventuriero)
·
1969
Os Bastardos (I Bastardi)
·
1971
A Trilha de Salina (Sur la Route de Salina)
·
1971 The
Naked Zoo
·
1972
A Ira Divina (The Wrath of God)
Curiosidades
· Rita
foi criada como catolica romana.
· Em
27 de maio de 1949, ela se casou com o príncipe Ally Khan. Então Rita Hayworth,
e não Grace Kelly, foi a primeira atriz de cinema a
se tornar uma princesa.
· Rita
foi interpretada por Lynda Carter, em Rita Hayworth: The Love
Goddess, um documentário sobre a sua vida de 1984.
· É
uma das atrizes de Hollywood mencionada na canção "Vogue", da
cantora Madonna.
· Durante
o filme documentário This Is It de Michael
Jackson, na performance de Smooth Criminal,
Jackson havia preparado um curta onde ele interagia com a personagem Gilda na cena
clássica do strip-tease. Jackson sempre foi um grande
admirador de filmes clássicos antigos, e quis homenagear a famosa personagem
vivida por Rita Hayworth.
· Rita
Hayworth foi nomeada pela American Film Institute, como a 19ª das 50 maiores
lendas do cinema.
· No
filme Notting Hill, Anna Scott (Julia Roberts)
menciona que Gilda foi o papel mais importante de Rita Hayworth e cita uma das
suas famosas citações "Os homens apaixonavam-se por Gilda, mas acordavam
comigo."
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