Henry
Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 — Dearborn, 7 de abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense,
fundador da Ford Motor Company, autor dos livros
"Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra",
e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em
menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu
modelo Ford T revolucionou
os transportes e
a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico
e registrou 161 patentes nos Estados
Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se
tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho
de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de
US$150 000 (em valores da época), de 12 sócios, sendo que US$28 000 foram
investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época.
A
ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de
automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como
"linha de montagem", o qual tinha condições
de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a
seus operários — notavelmente o valor de
5 dólares por
dia, adotado em 1914.
O
intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações
técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que
instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em
seis continentes.
Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua
família pudesse controlar a companhia permanentemente.
Ford
ficou conhecido como um pacifista durante os primeiros anos da Primeira Guerra Mundial e na década
seguinte ficou conhecido como notório antissemita,
publicando uma série de quatro livros chamados O Judeu Internacional (The
International Jew).
Ford
nasceu em 30 de julho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a
oeste de Detroit,
no estado do Michigan (este espaço hoje faz parte de Dearborn). Seu pai, William Ford (1826-1905),
nasceu em County Cork, Irlanda. Sua mãe, Mary Litogot Ford (1839-1876), nasceu em
Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes belgas; seus pais morreram
quando Mary era uma criança e ela foi adotada pelos vizinhos, os O'Herns. Ford
iniciou sua trajetória com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele
era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita
habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico
das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços
pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o
interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875,
com doze anos, o contato com um automóvel a vapor o levou a estudar os carros
automotores.
Sua
mãe morreu em 1876. Seu pai desejava que Henry no futuro assumisse a fazenda,
mas Henry não tinha gosto pelos trabalhos agrícolas. Com o falecimento de sua
mãe, muito pouco permaneceu para o manter na fazenda. Mais tarde ele disse a
seu pai: "Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda — era
a mãe na fazenda que eu amava".
Aos
quinze, ele tinha a reputação de reparador de relógios, tendo desmantelado e
remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes. Em
1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit,
para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas,
primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry
Dock Co. Em 1882 retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família e se
tornar experiente na operação dos motores a vapor
portáteis da Westinghouse. Aos 19, Ford
entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomoveis a
vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em
Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois,
Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.
Ford
se casou com Clara Jane Bryant (1865-1950) em abril de 1888, e se sustentava
com a exploração da fazenda e mantendo uma serraria. Eles tiveram um único
filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943).
Por
volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade
de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, após
sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e
dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina.
Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo
automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste em 4 de
junho. Depois de vários testes, Henry Ford planejou formas de melhorar o
Quadriciclo.
Sua
primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, com a responsabilidade de
ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os
outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão.
Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida,
contudo, a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu
com a ideia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro
999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo
país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do
sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas ideias e assim a Ford Motor
Company foi fundada.
Com
40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de
capital, formaram a Ford Motor Company em 1903. Em um carro
recém-planejado, Ford fez uma exposição sobre o gelo do Lago Saint
Clair, dirigindo uma milha (1.609 metros) em 39,4 segundos,
estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre em 91,3 milhas por hora
(147,0 km/h). Persuadido por esse êxito, o piloto de corrida Barney
Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de "999" em honra de
uma locomotiva de
corrida da época, levou o carro por todo o país, tornando a marca Ford mais
conhecida pelos Estados Unidos. Ford também foi um dos primeiros patrocinadores
do Indianápolis 500.
Ford
maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de 5,00 dólares por dia, o
que mais do que duplicou o salário da maioria dos seus trabalhadores. O
movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de
empregados, os melhores mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu
capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os
custos de treinamento. Ford chamou isso de "salário de motivação" ("wage
motive"). O uso da integração vertical pela empresa também
provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fábrica gigantesca, onde
entravam matérias primas e de onde saiam automóveis
acabados.
O FORD MODELO T |
O Ford Model T foi
apresentado em 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes,
como o volante no
lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4
cilindros eram fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas molas semi-elípticas.
O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manutenção
era barata. O veículo era tão barato em 1908, custando 825,00 dólares (o
preço caía todo ano) que na década de
1920 a maioria dos motoristas norte-americanos aprenderam a
dirigir o Modelo T, o que deixou boas memórias para milhões de pessoas.
Ford
criou um sólido sistema de publicidade em Detroit para garantir que cada jornal
transmitisse notícias e anúncios sobre o novo produto. A rede de
concessionários locais de Ford tornou o carro onipresente em praticamente todas
as cidades da América do Norte. Como revendedores independentes, as franquias
enriqueceram e fizeram a propaganda não apenas de Ford, mas também do próprio
conceito de automobilismo; clubes locais de automóveis surgiram para ajudar
novos motoristas e para explorar o campo. Ford foi sempre ávido para vender aos
fazendeiros, que viram no veículo um dispositivo comercial para ajudar em seus
negócios. As vendas subiram rapidamente - vários anos tiveram 100% de lucros em
relação ao ano anterior. Sempre na busca de maior eficiência e menores custos,
em 1913 Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento nas suas
instalações, o que permitiu um enorme aumento da produção. As vendas
ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916, tendo o preço
baixado para US$ 360,00 para os carros de passeio básicos, as vendas atingiram
472.000 unidades.
Por
volta de 1918, metade dos carros na América do Norte eram Modelos T. A alta
produção conseguida por Ford tem como característica marcante a escolha de uma
única cor de veículo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os
veículos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa
que Ford escreveu em sua autobiografia sobre
a escolha da cor do veículo: "O cliente pode ter o carro da cor
que quiser, contanto que seja preto". Antes do desenvolvimento da
linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem mais rápida, o Modelo
T era disponível em outras cores, incluindo o vermelho.
Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produção continuou
até 1927; a produção final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um
recorde que permaneceu por 45 anos.
Por
volta da metade da década de 1920, as vendas do Modelo T começaram a declinar
devido à concorrência crescente. Outros fabricantes de automóveis ofereciam
planos de pagamentos pelos quais os clientes podiam comprar seus carros, que
comumente incluíam características mecânicas mais modernas e estilos não
disponíveis no Modelo T. Apesar dos estímulos de Edsel, Henry recusava-se
firmemente a incorporar novas características no Modelo T ou a criar um plano
de crédito para os compradores.
O FORD MODELO A |
Por
volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu
Henry a fazer um novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um
grande número de técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica
e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para
seu filho. Edsel conseguiu por vezes prevalecer sobre seu pai na oposição
inicial deste à inclusão de um sistema de mudança de transmissão deslizante. O
resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em dezembro de 1927 e
produzido até 1931, com uma produção total de mais de quatro milhões de
automóveis. Posteriormente, a empresa adotou um sistema de mudança anual de
modelo, semelhante ao que é utilizado pelos fabricantes de automóveis de hoje.
Não antes de 1930 Henry superou sua oposição contra companhias de
financiamento. No entanto, após isso, a Universal Credit Corporation, de Ford,
tornou-se a principal financiadora de veículos.
Henry
Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social"
concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para
reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam
300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e
manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu
programa "cinco dólares por dia". O programa revolucionário e
sistemático incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8
horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário-mínimo diário de
US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados. Outra inovação para o
período foi a repartição com seus empregados de uma parte do controle
acionário.
Henry
Ford foi um cristão episcopal que era contra a guerra, argumentando que ela era
um desperdício de tempo. Ford tornou-se altamente crítico com aqueles que financiavam
a guerra e parecia fazer tudo o que podia para detê-los. Em 1915 o pacifista
Rosika Schwimmer obteve a ajuda de Henry Ford para financiar uma viagem de
navio para a Europa, com o objetivo de ser uma espécie de "missão de
paz", para si e aproximadamente 170 outros proeminentes líderes
pacifistas. O pastor episcopal de Ford, Reverendo Samuel S. Marquis,
acompanhou-o na viagem. Marquis também liderou o departamento de sociologia de
Ford entre 1913 e 1921. Ford conversou com o presidente Wilson sobre a missão,
mas não obteve qualquer apoio governamental. Seu grupo partiu rumo à
neutra Suécia e
à Holanda para
encontrar-se com ativistas da paz naquele país. Ridicularizado, teve que deixar
o navio logo que este chegou à Suécia. Em sua vida, Ford tinha empatia com o
movimento nazista, por ser contra a dominação dos meios de comunicação do
ocidente por judeus, chegando inclusive a ser condecorado por Hitler com
a Ordem de Mérito da Águia Alemã em 30 de julho de 1938.
A
filosofia de Ford defendia a independência econômica para os Estados Unidos. Sua
fábrica em River Rouge tornou-se o maior complexo
industrial do mundo, sendo até mesmo capaz de produzir o seu próprio aço. Ford
tinha por objetivo produzir um veículo a partir do zero, sem dependência de
comércio externo. Ele acreditava na expansão global de sua companhia.
Acreditava que o comércio internacional e a cooperação internacional levariam à
paz, e usou o processo de linha de montagem e produção do Modelo T para
demonstrar isso. Ele abriu as fábricas de montagem Ford no Reino Unido e
no Canadá em
1911, e logo se tornou o maior produtor de automóveis nesses países. Em 1912,
Ford cooperou com Agnelli da Fiat para lançar as
primeiras montadoras de automóveis italianas.
As primeiras instalações na Alemanha foram
construídas na década de 1920, com o encorajamento de Herbert
Hoover e do Departamento de Comércio, que concordava com a
teoria de Ford, que afirmava que o comércio era essencial para a paz mundial.
Na
década de 1920 Ford também construiu instalações na Austrália,
na Índia e
na França,
e, por volta de 1929, ele teve concessionários de sucesso em seis continentes.
Ford
tentou uma plantação comercial de seringueiras para
a produção de borracha na Amazônia brasileira chamada
de Fordlândia; o que foi uma de suas poucas falhas. Em 1929, Ford
aceitou o convite de Stalin para construir um modelo de fábrica (NNAZ, hoje
GAZ), em Gorky, uma cidade mais tarde renomeada para Nizhny
Novgorod, e enviou engenheiros americanos e técnicos para ajudar a
instalá-la, incluindo o futuro dirigente de sindicato Walter
Reuther.
O
acordo de assistência técnica entre a Ford Motor Company, a VSNH (conselho nacional de
economia) e a Amtorg Trading Corporation,
controlada pelos soviéticos
(como agente de compra) foi firmado por nove anos e assinado em 31 de maio de
1929 por Ford, pelo vice-presidente da FMC Peter E.
Martin, por V. I. Mezhlauk, e pelo presidente da Amtorg, Saul G.
Bron. A Ford Motor Company trabalhou para conduzir os negócios em todas as
nações com as quais os Estados Unidos mantinham relações diplomáticas
pacíficas. Por volta de 1932, a Ford fabricava um terço de todos os automóveis
do mundo.
As
ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas
que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização
do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte
segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não
precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de
movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não
possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias.
Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensando aos trabalhadores, pois
melhorou o salário deles; segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento
de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a
distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando
um movimento econômico cíclico. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford
tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de
administração.
Henry
Ford faleceu em Dearborn em 7 de abril de 1947.
Encontra-se sepultado no Cemitério Woodlawn, Detroit, Condado de Wayne (Michigan), Michigan nos Estados
Unidos.
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