terça-feira, 2 de maio de 2017

CIDADELA - PARTE 2

          "Quanto ao meu vizinho, percebi que não seria produtivo examinar os fatos de seu império, o estado das coisas, as instituições, os objetos, mas apenas as inclinações. Pois se examinas meu império verás os ferreiros e os irás encontrar fabricando rebites e se entusiasmando com os rebites e cantando as canções da fábrica de rebites. Depois verás os lenhadores e os encontrarás derrubando as árvores, e apaixonados pela derrubada das árvores, cheios de júbilo na hora da festa do lenhador, que é o primeiro estalido, quando a majestade da árvore começa a desabar. E se por acaso vais procurar os astrônomos, verás que nutrem tamanha paixão pelas estrelas, que apenas ouvem o seu silêncio. E, realmente, todos imaginam ser assim. E, no entanto, se eu te perguntar: “Que se passa no meu império, o que nascerá amanhã em minha casa? ”, me responderás: serão fabricados rebites, serão derrubadas árvores, e as estrelas serão observadas, e teremos, portanto, reserva de rebites, reserva de madeiras e observações de estrelas. É tão grande a tua miopia, aproximas tanto o nariz do objeto, que nem notas que eles estão construindo um navio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário