Dalí fotografado por Roger Higgins em 1968 |
Salvador
Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 —
Figueres, 23 de janeiro de 1989) foi um
importante pintor catalão,
conhecido pelo seu trabalho surrealista.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens
bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado
pelos mestres do
classicismo. O
seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi
concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema,
escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no
curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente
em 2003 e,
ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também
foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí
insistiu em sua "linhagem judaica", alegando que os seus antepassados
eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por
quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é
excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor
oriental por roupas. Tinha
uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a
chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que
incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica
tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Salvador Felip Jacint Dalí i Domènech nasceu
às 8h45min da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte do carrer (rua) Monturiol da vila
de Figueres, Catalunha, Espanha. O
seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de
1901), morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903 ".
O seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de
classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irascível e
dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços
artísticos do filho. Dalí
também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova.Em
1949, ela publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua
irmã".
Dalí
frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916,
durante umas férias de verão em Cadaquès,
passadas com a família de Ramón Pichot, descobriu a
pintura impressionista. Pichot
era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No
ano seguinte, o pai de Dalí organizou
uma exposição dos desenhos a carvão do
filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no
Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em
fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de câncer da
mama. Salvador Dali, então com dezesseis anos de idade, disse depois
da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em
minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem
eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após
a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Salvador Dali casou-se com a irmã
da falecida esposa. Dalí não se ressentiu por este casamento, como alguns
pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito por sua tia.
Paris e Madrid
Retrato de Man Ray e Salvador Dali em Paris (16 de junho de 1934). |
Em
outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde
estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção
nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até
ao joelho,
meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos
colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora
na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por
completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de
alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera,
visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).
Fez
também experiências com o Dadaísmo,
que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se
amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí
foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que
declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. Seu
domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua
impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em
1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o
poema grego "Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers")
de seu amigo, o poeta e jornalista catalão Carles Fages de Climent.
Nesse
mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou
com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem
Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez
você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem
de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou
uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia
desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que
iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de
1920, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer,
e Velázquez. As
exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram
grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos
críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático
nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.
Em
1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em
agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo
nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida
em 7 de setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia),
uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta
surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao
grupo surrealista no bairro parisiense de
Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois
anos pelo surrealismo). Em
1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimónia
civil (cerimónia religiosa em 1958).
Personalidade e
política
Salvador Dalí fotografado em 29 de novembro de 1939. |
A política desempenhou
um papel significativo na sua emergência como um artista.
Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco
Franco. André Breton,
líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome
do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer
caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto
e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu
grande admiração por Freud (a quem ele conheceu), e Einstein,
ambos judeus.
Em sua
juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo como
o comunismo.
Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monarquista.
Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele denunciou o seu
colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como
ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido de sua posição no Museu de Arte Moderna e,
posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica
estadunidense.
Com a
eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e se
recusou a alinhar-se a qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após
a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais
próximo ao regime de Francisco
Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco,
felicitando-o por suas ações, em "limpar a Espanha de forças
destrutivas". Dizem que enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe
por assinar a sentença de morte de presos políticos." Dalí
encontro Franco uma vez Nem
sequer reuniu-se pessoalmente com ele para pintar um retrato de sua neta. É
impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou
caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal
diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar seu aspecto de
troça.
Em
1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua
terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e
o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer
acrescentos até meados dos de 1980.
Gala
morreu em Port Lligat na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí
ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver.
Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda
nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou seu sistema
nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade
artística. Aos 76 anos, a "cada vez saudável" Dalí sofre tremores
terríveis ao seu lado direito, causado pelo Mal de
Parkinson.
Torre Gorgot também conhecida como Torre Galatea, residência de Salvador Dalí em Figueres, atualmente Teatre-Museu Dalí. |
Mudou-se
de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou
um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras — talvez tenha sido
uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio
de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal — mas Dalí foi
salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se
assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no
teatro-museu.
Em
novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de
dezembro de 1988 foi visitado pelo rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter
sido sempre um devoto de Dalí. Em
23 de janeiro de 1989, enquanto assistia sua gravação favorita de Tristão e Isolda,
morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo
círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado
da rua, a partir da igreja de Sant Pere. onde ocorreram seu funeral, primeira comunhão, e de batismo,
a três quarteirões da casa onde nasceu.
Simbolismo
“
|
… Estou pintando quadros que
me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor
preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda
emoção e estou tentando pintá-los com honestidade.
|
”
|
Casa-Museu Salvador Dalí. |
Dalí
explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Por exemplo, a marca dos
relógios fundidos que aparecem inicialmente em A persistência da memória, sugerem teoria de Einstein de que o tempo é
relativo e não fixo. A
ideia de relógios simbolicamente funcionamento desta forma foi criada quando
Dalí viu um pedaço de queijo Camembert derretendo
em um dia quente de agosto.
O elefante é
também uma imagem recorrente nas obras do Dalí. Ele apareceu pela primeira vez
em 1944, em sua obra Sonho Causado
Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar.
Os elefantes, inspirados por Gian Lorenzo Bernini, em Roma, base da escultura de um elefante transportando um
antigo obelisco. Conjugada
a imagem de suas pernas quebradiças, esse comprometimento em criar um
sentimento de fantasmagórico da realidade. "O elefante é uma distorção do
espaço, em uma análise explica, "as suas pernas contrastam com a ideia de
imponderabilidade com a estrutura."
O ovo é outra imagem
comum na obra de Dalí, o qual expressa a ideal pré-natal e
intrauterina, que aparece em O grande masturbador e Metamorfose de Narciso e assim
utilizá-lo para simbolizar a esperança e a caridade. Diversos
animais aparecem em todo o seu trabalho: formigas remontam
à morte,
decadência, e o imenso desejo sexual; o caramujo relaciona-se com a cabeça humana.
Esta ideia partiu de quando avistou um caramujo em cima de uma bicicleta, perto
da casa de Freud,
quando se conheceram; e gafanhotos são um símbolos de desperdício e
de medo.
Surrealismo
“
|
Surrealismo irá, pelo menos,
ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e
das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido
a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica
chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da
faculdade.
|
”
|
Salvador Dali em 1972 |
André
Breton acusou Dalí de defensor do "novo" e "irracional" no
"Fenômeno Hitler", mas o artista rapidamente rejeitava esta alegação
dizendo, "Eu nem sou hitleriano de fato, nem de intenção." No
entanto, quando Francisco Franco chegou ao poder no
rescaldo da Guerra Civil Espanhola, o apoio ao novo
regime, entre outras coisas, leveram a sua suposta expulsão do grupo
surrealista. À
época André Breton cunhou o anagrama "Avida dólares" (por Salvador
Dalí), que pode ser traduzido como "Ávido por dólares". Dalí
replicou, "A única diferença entre Eu e os Surrealistas é que Eu sou o
Surrealismo". Os
surrealistas mais radiciais falavam de Dalí no passado, como se ele estivesse
morto. Vários membros do grupo como Ted Joans, continuariam tratando a questão
de forma extremamente dura e polêmica contra Dalí, até ao momento da sua morte.
Nesta
fase o seu principal patrono Edward James, um poeta e patrono do movimento
surrealista.Edward James ajudou o jovem Salvador Dalí
a emergir no mundo da arte através da compra de muitas obras e do apoio
financeiro durante dois anos. Eles se tornaram bons amigos e James
caracterizava a pintura de Dalí como "Cisnes refletindo elefantes."
Ele também colaborou com dois dos mais duradouros ícones do movimento
surrealista: o Telfone-lagosta e
o Sofá-lábios de Mae West.
"Durante
este período Dalí nunca parou de escrever", escreveu Robert Descharnes e
Nicolas. Em
1941, ele elaborou um filme chamado "Cenário de Jean Gabin Moontide".
Ele escreveu catálogos de exposições como a sua própria, na Knoedler
Gallery [na cidade de Nova Iorque em 1943]. Ele também escreveu
um romance (publicado em 1944) acerca de um salão de automóveis. Isso começou
com um desenho de Edwin Cox, publicado no jornal Miami Herald mostrando-o
vestindo um automóvel em uma noite bata."
Em
1940, no início da Segunda Guerra Mundial na Europa,
Dalí e Gala mudaram-se para os Estados
Unidos, onde viveram durante oito anos. Após este período, Dalí
regressou para a prática do catolicismo.
Em 1942, ele publicou sua autobiografia, A Vida Secreta de Salvador Dalí.
Um frei italiano, Gabriele Maria Berardi, alegou ter realizado um exorcismo em
Dalí, enquanto ele estava na França em 1947.Gabriel
possuia uma escultura de Cristo na cruz que Dalí tinha dado o seu exorcista de
agradecer a ele. A
escultura foi descoberta em 2005, e dois peritos em Surrealismo espanhol
confirmaram que havia motivos suficientes para crer em similariades entre outras
esculturas feitas por Dalí.
Foi na
sua amada Catalunha que Dalí viveu o resto da vida. O facto de ter escolhido
viver em Espanha enquanto o país era governado pelo ditador fascista Francisco
Franco trouxe-lhe críticas dos progressistas e de muitos outros
artistas.Alguns
pensam que o desprezo comum pelo trabalho tardio de Dalí tem mais a ver com
política do que com os verdadeiros méritos desse trabalho. Em 1959, André
Breton organizou uma exposição denominada de "Homenagem ao Surrealismo",
em que comemora os quadragésimo aniversário do Surrealismo, que incluiu obras
de Salvador Dalí, Joan Miró, Enrique
Tábara, e a Eugenio
Granell. Breton combateu com veemência a inclusão de de Sistine Madonna, no
Expoisição Internacional Surrealismo em Nova Iorque no ano seguinte.
Após
a Segunda Guerra Mundial, Dali manteve
características de pintura técnica e um interesse na ilusão óptica, ciência e religião.
Cada vez mais católica e inspirado pelo choque de Hiroshima,
denarcado por ele como "Misticismos Nucleares". Em pinturas como
Madonna de Port-O Lligat
(primeira versão) de 1949, Corpus
Hypercubus e de 1954, Dalí procurou sintetizar a iconografia cristã
com imagens inspiradas pela desintegração dos materiais nucleares. Obras
como La Gare de Perpignan,
de 1965, alucinogéneos e Toreador de 1968-1970. Em 1960, Dalí começou trabalhos
sobre o Teatro e Museu de sua cidade-natal de Figueres; foi o seu maior
projecto único e o principal foco da sua energia até 1974.
Em
1968, Dalí filmou um anúncio de televisão para Lanvin chocolates e
de 1969 projetou o logotipo da empresa Chupa Chups.
Também em 1969, ele foi responsável pela criação do aspecto da publicidade 1969
Festival Eurovisão da Canção, metal e criou uma grande escultura, que se
situava no palco, no Teatro Real de Madrid.
Obras
Exposição em Londres. |
Dalí
produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, e
também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de
teatro, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros
projectos.
A Persistência
da Memória
Em
1931, Dalí pintou uma de suas mais famosas obras, A Persistência da Memória. Às
vezes chamada de "Relógios fundidos", o trabalho apresenta o
surrealista imagem da fusão de um relógio de bolso. A interpretação geral do
trabalho é a de que o relógio é, incansavelmente, o pressuposto de que o tempo
é rígido ou determinista, e neste sentido é apoiado por outras imagens, no
trabalho, tais como a vasta expansão da paisagem e de formigas a
voar a devorar os outros relógios.
As
duas maiores colecções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA,
e o Teatro-Museo Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.
Dalí
foi um artista versátil, e não limitou-se apenas a pintura artística. Algumas
de suas obras artísticas mais populares são esculturas e outros objetos, e ele
também é conhecido pelas suas contribuições ao teatro, moda, fotografia, entre
outras áreas.
Esculturas
Rinoceronte vestido con puntillas, de 1956, pesa 3 600 quilos. |
Dois
dos mais populares objetos do surrealismo foram os Telefone Lagosta e o Sofá-lábios
de Mae West, completados por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. O artista
surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois tipos de peças de
Dalí; James herdou aos cinco anos uma grande número de imóveis em West
Dean, West Sussex, e foi um dos principais apoiantes
dos surrealists na década de
1930. "Lagostas
e telefones tiveram forte conotação sexual para [Dalí] ", de acordo com a
exibição da legenda para o "Telefone-lagosta", a que ele chamou de
estreita analogia entre alimentos e sexo". O
telefone foi funcionais, e James comprou quatro, um deles de Dalí para
substituir os telefones em seu retiro casa. Uma figura encontra-se no Tate Gallery,
o segundo pode ser encontrada no museu alemão Museum für Kommunikation Frankfurt, em Frankfurt am
Main; o terceiro pertence à Fundação Edward James; eo quarto está na
National Gallery of Australia.
"A
madeira e cetim" e Sofá-lábios de Mae West foram moldada após Dalí
observar os lábios da atriz Mae West, a que achou fascinante. West foi
anteriormente objeto de Dalí em 1935 para pintura o rosto de Mae West. A obra
está atualmente em Brighton e ocasionalmente em museus da Inglaterra.
Durante
os anos entre 1941 e 1970 Dalí também foi responsável pela criação de um
impressionante conjunto de jóias,
39 no total. As jóias são criações intrincados e algumas contêm partes móveis.
A mais famosa jóia criada por Dalí foi "The Royal Heart". Foi
trabalhada com ouro e incrustrada com quarenta e seis rubis, quarenta e
dois diamantes e
quatro esmeraldas,
criado de forma a que o centro "batidas" assemelham-se a um
verdadeiro coração. A coleção pode ser vista no Teatro Museu-Dalí
em Figueres, Catalunha, Espanha,
onde está em exposição permanente.
“
|
Sem uma audiência, sem a
presença de espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual
anseei. O espectador, então, é o melhor artista.
|
”
|
Teatro
No teatro,
Dalí é lembrado pela construção do cenário da peça de 1927 Mariana
Pineda, de García Lorca . Para
Bacchanale (1939), baseado em um balé e definido com uma música de Richard
Wagner, de 1845 da ópera Tannhäuser, Dalí forneceu tanto o conjunto de design
quanto o libretto.
Cinema
Dalí
também participou da produção de filmes, mais notavelmente pela do filme Un chien
andalou, um filme francês de 17 minutos co-escrito com Luis Buñuel,
que é amplamente lembrado por seus gráficos cena simulando a abertura de
um globo ocular com uma navalha.
Dalí colaborou novamente com Luis Buñuel em 1930 no filme, l'âge d'Or, e passou
a escrever uma série de roteiros, muito poucos dos quais foram concebidos. Os mais
conhecidos projetos de seu filme é provavelmente o sonho na sequência de
Spellbound, de Alfred Hitchcock, que lembra fortemente em temas de psicanálise.
Ele também trabalhou com uma produção Disney,
na animação Destino; concluída em 2003 por Baker Bloodworth e Roy Disney, que
contém imagens de sonho - como estranhas figuras e andar a pé pelo ar. Dalí
completou apenas um outro filme em sua vida: Impressões de Alta Mongólia
(1975), na qual ele narrou uma história sobre uma expedição em busca de
gigantes cogumelos alucinogéneos. As imagens microscópicas foram baseadas
em ácido úrico, manchas bronze sobre
a banda de uma caneta esferográfica, sobre a qual Dalí teria urinado durante
várias semanas.
Dalí
construído um repertório em indústrias da moda e da fotografia. Na moda, a sua
cooperação com a estilista italiana Elsa Schiaparelli é bem conhecida, onde
Dalí foi contratado pela Schiaparelli para produzir um vestido branco. Outros
desenhos Dalí fez a sua incluir um sapato em forma de chapéu e uma rosa para um
cinto com fivela no formato de lábios. Também participou na criação de desenhos
têxteis e de frascos para perfumes. Com Christian
Dior, em 1950, Dalí cria a peça "fantasia para o ano
2045."Fotógrafos
com quem colaborou incluem Man Ray, Brassaï, Cecil Beaton, e Philippe Halsman.
O filme Little Ashes,
que foi lançado em 2009, é baseado na sua vida e obra. Robert
Pattinson interpreta o papel de Dali no filme cuja história se
passa na Espanha em 1922, logo após a 1ª Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário