quarta-feira, 31 de maio de 2017

O PEQUENO PRÍNCIPE - 7

Ó meu pequeno príncipe! Pouco a pouco eu passei a compreender melhor a sua vida melancólica... Por um bom tempo você encontrava sua única distração no prazer silencioso de contemplar o pôr do sol. Eu aprendi este novo detalhe na manhã do quarto dia, quando você me disse:  

                Gosto muito do pôr do sol. Venha, vamos ver um agora.  

                Mas ainda é cedo, devemos esperar.  

                Esperar? Pelo quê?  

                Pelo pôr do sol. Nós devemos esperar a chegada da tardinha.  

                Primeiro você pareceu inteiramente surpreso; mas logo após, passou a rir de si mesmo, e me explicou:  

                Eu sempre me esqueço de que não estou mais em casa!  

                De fato, todos sabem que quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol está se pondo na França. Se acaso você pudesse voar até a França num único minuto, você pularia diretamente da visão de um meio-dia para a visão de um pôr do sol. Infelizmente a França fica muito distante para que algo assim seja possível.

                Mas em seu planeta pequenino, meu pequeno príncipe, tudo o que precisa é mover a sua cadeira alguns passos para o lado. Lá, você pode contemplar ao fim do dia e a queda do crepúsculo sempre que assim desejar...  

                Um dia, você me disse, eu vi o sol se pôr quarenta e quatro vezes!  

                E, um pouco depois, ainda acrescentou:  

                Você deve saber que quanto mais estamos tristes, mais gostamos de assistir ao pôr do sol...  

                Você estava assim tão triste naquele dia em que viu quarenta e quatro vezes ao sol se pondo?  

                Mas o pequeno príncipe não me respondeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário