Sergueï Rachmaninoff, foi um dos mais importantes compositores do Século 20. Ouça a música tema do lindo filme "Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere in Time). Trata-se da A Rapsódia Sobre um Tema de Paganini de Rachmaninoff.
Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич
Рахманинов, Semyonovo, 1 de abril de 1873 — Beverly Hills, 28 de março de 1943)
foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes
do estilo Romântico na música clássica européia. "Sergei
Rachmaninoff" foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu
no ocidente, durante a última metade de sua vida. Entretanto, transliterações
alternativas de seu nome incluem Sergey ou Sergej, e Rachmaninov, Rachmaninow,
Rakhmaninov ou Rakhmaninoff.
Rachmaninoff é tido como um dos pianistas mais influentes do
Século XX. Seus trejeitos técnicos e rítmicos são lendários, e suas mãos largas
eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de
cerca de 30 centímetros). Especula-se se ele era ou não portador da Síndrome de
Marfan, já que se pode dizer que o tamanho de suas mãos correspondia à sua
estatura, algo entre 1,91 e 1,98 m. Ele também possuía a habilidade de executar
composições complexas à primeira audição. Muitas gravações foram feitas pela
Victor Talking Machine Company, com Rachmaninoff executando composições
próprias ou de repertórios populares.
Sergei Rachmaninoff |
Suas composições incluem, dentre várias outras: quatro concertos
para piano; a famosa Rapsódia sobre um tema de Paganini; três sinfonias; duas
sonatas para piano; três óperas; uma sinfonia para coral (The Bells, ou Os
Sinos, baseado no poema de Edgar Allan Poe); vinte e quatro prelúdios
(incluindo o famoso Prelúdio em Dó Sustenido Menor); dezessete études; muitas
canções, sendo as mais famosas a V molchanyi nochi taynoi (No Silêncio da
Noite), Lilacs e a sem-letra Vocalise; e o último de seus trabalhos, as Danças
Sinfônicas. A maioria de suas peças é carregada de melancolia, um estilo
romântico tardio lembrando Tchaikovsky, embora apareçam fortes influências de
Chopin e Liszt. Inspirações posteriores incluem a música de Balakirev,
Mussorgsky, Medtner (o qual ele considerou o maior compositor contemporâneo e
que, de acordo com o Lives de Schonberg, retornou ao complemento por imitá-lo)
e Henselt.
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